Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

XIV DIMA 2025 EM NÚMEROS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES DE SABERES EM EDUCAÇÃO, CULTURA E INCLUSÃO

Data da publicação: 27 de maio de 2025 Categoria: 2025, DIMA, Eventos, Notícias, Sem categoria Tags: , , , ,

O segundo dia do XIV DIMA – Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias, na inclusão e na formação de professores, realizado no dia 20 de maio de 2025, foi marcado por intensas discussões, partilha de saberes e de experiências que fortaleceram o compromisso com uma educação mais inclusiva, inovadora e socialmente transformadora.
Com 174 inscritos, o evento reuniu uma comunidade acadêmica diversa, composta por 19 professores do Ensino Superior e pesquisadores, 56 estudantes da pós-graduação, 24 estudantes da graduação, além de 75 professores da Educação Básica, das redes municipal e estadual de ensino. O XIV DIMA contou com a participação de 10 instituições de ensino e pesquisa, abrangendo universidades, institutos federais, redes municipais, estaduais e organizações da sociedade civil, destacamos dentre estas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza), Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda – Angola (ISCED/Angola), Universidade de Évora – Portugal (UEvora), Instituto de Educação do Ceará (IEC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O evento reafirmou seu caráter nacional e internacional, com a participação de representantes de 2 estados brasileiros, Ceará e Pará e de 3 participantes internacionais, oriundos de Angola e Portugal, fortalecendo o diálogo intercultural e as redes de colaboração acadêmica. Foram apresentados 78 trabalhos, entre: 47 Comunicações Científicas, 23 Relatos de Experiência, e 8 Pôsteres, abordando temas fundamentais para a educação contemporânea, como: Avaliação em Educação Matemática, Currículos, Práticas de Ensino na Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e Superior, Processos Inclusivos, Modelagem e Cultura Maker, Etnomatemática e Cultura, Formação Inicial e Continuada de Professores.

Cultura e Arte também tiveram espaço, o segundo dia do evento foi enriquecido com apresentações artístico-culturais: no período da manhã contou com a participação da estudante de graduação do curso de Pedagogia (UFC) Rebeca Nascimento, com o acompanhamento de violão de Jackson Rodrigues, interpretando a canção Deus me proteja, de Chico César. Houve também a leitura de poemas pelo professor Me. Arnaldo Dias Ferreira, Doutorando pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) , polo IFCE.
Já no final da tarde o XIV DIMA teve a presença ilustre da Camerata de Cordas da UFC , juntamente com a Professora Dra. Liu Man Ying, que é um grupo de referência artística e pedagógica dos coletivos da Universidade Federal do Ceará (UFC) que conta com uma intensa agenda de apresentações e ocupa um lugar de destaque nas atividades musicais de Fortaleza, trazendo a sensibilidade da música, e contou ainda com o espetáculo de balé da estudante da graduação (UFC) Erica Ramaiana que atuou como bailarina estudante no Conservatório Cearense de Dança, com o tema “Explode Coração” de Maria Bethânia.
Participou como cerimonialista, o Prof. Me. Hemetério Segundo Pereira Araújo, que iniciou a solenidade no turno da manhã. As rodas de conversa e palestras foram momentos de profundas reflexões, destacando temas como: Formação de Professores, com a participação das professoras Liane Garcia Pinheiro Lemos (UFC) e Samara Sales Frazão (UFC). A palestra “Das Máquinas de Ensinar aos Recursos Educacionais Digitais e além”, ministrada pelo professor Dr. José Aires de Castro Filho (UFC). E encerrando o evento, a palestra “Constituição Docente em uma Sociedade Tecnologicamente Mediada”, ministrada pela professora Drª France Sarmanho Fraiha (UFPA).

O segundo dia do XIV DIMA coincidiu com o Dia do Pedagogo, reforçando a importância desse profissional na construção de uma educação que transforma e inova o cenário escolar. O G-TERCOA/CNPq, juntamente com seus coordenadores Profª Drª Maria José Costa dos Santos (UFC) e Prof. Dr. Wendel Melo de Andrade (SEDUC/UVA), agradecem a cada participante que fez parte dessa jornada de construção coletiva e colaborativa de saberes.

Que venham os próximos encontros, fortalecendo cada vez mais as redes de ensino, pesquisa e extensão!

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo