O TEÓRICO LUÍS RADFORD ESTEVE PRESENTE NA SALA DE ESTUDOS DO G-TERCOA/CNPq

Data de publicação: 29 de maio de 2024. Categoria: 2024, Notícias

Na data de 27 de maio de 2024, às 18h15min, na sala de estudos do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), na Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, esteve presente (remoto) o Prof. Dr. Luís Radford, Laurentian University em Ontário, Canadá, idealizador da Teoria da Objetivação (TO). No oportuno, a professora Mazzé Santos, líder do grupo, enfatizou a alegria de recebê-lo, pois os membros do grupo estudam para pesquisas e práticas de sala a TO, e estavam realizando uma sessão de estudos sobre o tema.

O prof. Luís Radford ficou maravilhado, agradeceu o convite e reforçou que a TO é uma teoria que tem metodologia para sala de aula e para análises de dados de pesquisas, e que em seu processo de objetivação e subjetivação visa transformar professores e alunos, para um saber não-alienante. Reforçou que não é uma teoria prescritiva, mas um convite aos educadores para pensarem sobre as questões que envolvem a educação e a tomada de consciência por meio do labor conjunto, que para o professor é uma concepção dialética de trabalho realizado ombro a ombro entre alunos e professores.

Especialmente o G-TERCOA/CNPq ficou em êxtase quando o professor falou que a TO convida a todos para construção de uma sala de aula democrática, em que planejar não é dizer como as coisas vão ocorrer, mas mostrar como há algo em movimento. O Prof. Radford, nas considerações finais, ressaltou que a TO tem conceitos difíceis de serem compreendidos, mas solicitou a todos os membros do G-TERCOA/CNPq estudo e aprofundamento, e se dispôs a comparecer outras vezes no grupo.

O G-TERCOA/CNPq saúda o Prof. Radford e agradece imensamente pela presença!