O PRIMEIRO DIA DA XIII EDIÇÃO DO DIMA FOI MARCADO PELAS REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Data de publicação: 7 de maio de 2024. Categoria: 2024, DIMA, Notícias

No dia 06 de maio de 2024, ocorreu o primeiro dia da XIII edição do evento Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA). Neste ano, o DIMA apresenta temáticas sobre Inclusão, diversidade, saúde mental e competências socioemocionais para a promoção de uma aprendizagem transformadora contemplando a Pedagogia e a Matemática.

A programação iniciou às 14h30min com a mesa de abertura. Após esse momento, formou-se a mesa redonda composta pelo Prof. Dr. Domingos Antônio C. M. Silvio Morano (UFC) e o Prof. Dr. José Manuel Moran Costas com a mediação do Prof. Dr. Wendel Melo Andrade. A temática foi Educação e metodologias ativas.
Os professores trataram sobre o uso efetivo de metodologias ativas dentro da sala de aula para a concretização de uma aprendizagem significativa e transformadora. Enquanto o Prof. Dr. Morano destacou a sala de aula invertida, o Prof. Dr. Moran abordou sobre o impacto tecnológico que afetou o modo de viver das pessoas de modo geral e o compromisso das escolas de acompanhar essa evolução, para despertar a motivação e o desejo de aprender do alunado. Essa discussão aconteceu no formato on-line e pode ser vista no canal do G-TERCOA no YouTube (gtercoa.ufc).

Às 18h, o evento ocorreu no formato presencial, no auditório Valnir Chagas (FACED/UFC). A mesa redonda teve como temática Educação matemática: inclusão para a promoção de uma aprendizagem transformadora. A discussão contemplou o Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva, a Profa. Dra. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, o Prof. Dr. Jorge Carvalho Brandão e a Profa. Dra. Silvana Bastos Santiago. A mesa redonda foi mediada pela Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.
A pauta da mesa iniciou pela contextualização do sistema educacional brasileiro no que diz respeito à inclusão de estudantes com TEA, Down, além de surdez e cegueira. Foi discutida a questão da saúde mental dos educadores e sobre a questão de elaboração de itens que contemplem estudantes com deficiência .

As pessoas presentes participaram ativamente da discussão. Foi, de fato, um dia de muita reflexão e aprendizagem!
Aguardamos com bastante expectativa o segundo momento do DIMA que acontecerá no dia 20 de maio de 2024.

Todos, desde já, estão convidados!

XIII DIMA - DIA 06