G-TERCOA LANÇA EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS EM SUA REVISTA: RIPEDES

Data de publicação: 28 de março de 2024. Categoria: 2024, Editais, Editais 2024, Notícias

É com satisfação que o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC) lança edital para a submissão de textos para sua revista: Ripedes.

A revista Ripedes defende a concepção de que a formação docente deve impactar no projeto educacional das Instituições de Ensino Superior (IES), provocando mudanças constantes no âmbito dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e investindo no tripé das Universidades: ensino, pesquisa e extensão, visando ao desenvolvimento do professor que atua no século XXI.

Nessa direção, serão aceitos textos de tipologia narrativa, descritiva, expositiva ou dissertativa. Serão selecionados os textos resultantes de pesquisa, relatos de experiência, assim como estudos teóricos que contribuam para a disseminação do conhecimento, melhoria na educação e áreas afins. Os temas para a produção dos textos deverão estar relacionados às experiências dentro e fora de sala de aula, com o uso de estratégias no ensino, tecnologias educacionais dentre outros. Podem ser incluídos nos textos pranchas, roteiros de aulas práticas, tabelas, gráficos e outras ilustrações (quando for o caso) que possam ser importantes como norteadores para a reprodução das atividades por outros docentes.

A Revista será disponibilizada nos catálogos eletrônicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) para que alcance alunos, professores e profissionais da área para consultas e referências.

Os textos para submissão deverão ser enviados para o e-mail revista.gtercoa@gmail.com

O edital segue o seguinte cronograma:

Publicação do Edital: 29 de março de 2024.
Submissão dos Textos: 1º de abril a 1º de maio de 2024.
Avaliação dos Textos: até 31 de maio de 2024.
Divulgação dos Textos aprovados: a partir de 20 de maio de 2024.
Envio do texto final após revisões pelos autores: até dia 05 de junho de 2024.
Publicação: previsão até dia 21 de junho de 2024.

Esperamos que a Ripedes seja mais um canal para a pesquisa e o estudo de quem faz Educação no Ceará e no Brasil.

Agradecemos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) por todo o suporte que tem dado para a concretização de projetos.

O edital completo está disponível no link