G-TERCOA ESTARÁ PRESENTE NOS EU/2023

Data de publicação: 6 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

G-TERCOA ESTARÁ PRESENTE NOS EU/2023

Os Encontros Universitários de 2023 (EU) acontecerão nos dias 8-10 do corrente mês.
“Incluir para educar, educar para incluir” é o tema central desta edição.
A proposta surge como necessidade de enfatizar a inclusão, a partir de uma abordagem ampla que visa difundir a cultura do acolhimento e valorizar a diversidade que se faz presente em uma instituição do porte da UFC.
Incluir, na perspectiva adotada pelos EU 2023, significa aproximar indivíduos e dissolver as fronteiras que, por vezes, acabam segregando pessoas, cursos e áreas do conhecimento distintos. Simboliza, portanto, um convite a conhecer outros mundos, a agregar novos saberes, a compreender experiências que transcendem a perspectiva individual.

O tema reflete, ainda, a preocupação da UFC quanto ao desenvolvimento educacional de todas e todos. Nesse sentido, o evento assume um olhar atento à inclusão de pessoas com deficiência, à diversidade étnico-racial e à diversidade sexual e de gênero, jogando luz sobre a pluralidade e defendendo o valor das diferenças para o enriquecimento da vida acadêmica e para o progresso da sociedade.
O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC) estará presente nos três dias do evento apresentado trabalhos diversos.
Graduandos, Mestrandos, Doutorandos e Professores da Educação Básica estarão apresentando suas pesquisas e as ramificações destas.
A seguir a programação de apresentação dos membros do G-TERCOA.
link => resumos-submetidos-eu-2023-2