XIV DIMA CELEBRA O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA NO PRIMEIRO DIA DE EVENTO NA UFC
Data da publicação: 9 de maio de 2025 Categoria: 2025, DIMAIniciou nesta terça-feira, 6 de maio do ano de 2025, no Auditório da Faculdade de Educação (FACED/UFC), a XIV edição do DIMA (Diálogos da Matemática com a Pedagogia), promovido pelo o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), liderado pela professora Drª Maria José Costa dos Santos, líder do grupo G-TERCOA e pelo professor Dr. Wendel Melo de Andrade, vice-líder. Participou como cerimonialista, o Prof. Me. Hemetério Segundo Pereira Araújo, que iniciou a solenidade.
Nesta edição de 2025, o XIV DIMA discute a temática “Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias, na inclusão e na formação de professores”.
O evento tem como foco o fortalecimento da pesquisa, da formação docente e da interdisciplinaridade no ensino da matemática, fazendo um entrelace com a matemática e a pedagogia. O XIV DIMA contou com a presença de professores convidados da Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará e da Universidade de Évora, integrantes do GTERCOA/CNPq- UFC, professores e estudantes da graduação e pós-graduação.
O primeiro dia começou com uma apresentação cultural, a partir da leitura de poesias por integrantes do GTERCOA/CNPq-UFC. A professora mestranda Eliene Alves de Aquino participou com a Poesia comemorativa em homenagem aos 10 anos do Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem, já a professora mestranda Elane Araújo, apresentou o poema Escola de Paulo Freire, e a Profa. Ma. Jacyra Pitaguary, participou com o poema Matemática Ancestral por Jacyra, o momento marcou o início de uma programação que promoveu reflexões sobre a integração entre matemática, cultura, inovação pedagógica e inclusão.
Logo após a abertura, às 9h30min, foi realizada a Mesa Temática 1 com o título: “Formação de Professores e Entrelaces na Prática”, liderada pela professora Maria José Costa dos Santos. Participaram como convidados: Prof. Dr. Antônio Marcelo Araújo Bezerra, Profa. Dra. Heulalia Charalo Rafante, Profa. Ma. Angela Maria de Sousa Bezerra, Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata, Prof. Dr. Hermínio Borges Neto e a Profa. Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião.
A mesa proporcionou um debate sobre a formação inicial e continuada de professores, os desafios da inclusão escolar e o papel da inovação pedagógica nos processos avaliativos e curriculares.
Às 10h, foi realizada a primeira palestra do evento, com o tema Avaliação Formativa, ministrada pelo Prof. Dr. António Manuel Águas Borralho, professor da Universidade de Évora, mediada pelo Prof. Me. Francisco Cleuton de Araújo. Em que foram destacados a importância do currículo, os domínios do currículo e conteúdos específicos, tipos de tarefa, a importância do feedback durante a avaliação, dentre outras temáticas sobre o domínio científico da avaliação.
Durante a tarde, ocorreram duas oficinas voltadas à integração de tecnologias digitais ao ensino de Matemática, como uma possibilidade teórico-metodológica. A primeira oficina teve como título: “Ensino de Matemática com o aplicativo Sólidos RA”, no horário de 14h às 16h, ministrada Prof. Me. Roberto da Rocha Miranda e mediada pela Profa. Marcília Cavalcante Viana. Já a segunda oficina intitulada “Potencialidades do GeoGebra para o ensino de Matemática”, aconteceu no horário: 16h às 18h e foi ministrada pelo Prof. Me. Arnaldo Dias Ferreira e foi mediada pelo Prof. Me. Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva.
Encerrando o dia, às 18h30min, foi realizada uma apresentação artístico-cultural com uma apresentação de balé e em seguida a palestra com o tema “Articulação entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem: um modelo didático inovador”, A palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Elza Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa, professora da Universidade de Évora, com mediação da Profa. Ma. Gabriela de Aguiar Carvalho. Durante esse momento, foi apresentado o projeto RAFA, que surgiu para desenvolver estratégias inovadoras que articulem ensino, avaliação e aprendizagem em sala de aula, respondendo à necessidade de superar a ênfase excessiva em avaliações classificatórias.
O evento reafirma o compromisso do XIV DIMA com a promoção de práticas educativas inovadoras e inclusivas, a articulação entre teoria e prática, e o entrelaçamento da matemática com diversas áreas do saber no contexto educacional contemporâneo.
Te aguardamos no segundo dia do evento!
Local de realização: Auditório Valnir Chagas (FACED-UFC) – Rua Waldery Uchoa, 01 – Benfica – Fortaleza – CE CEP 60020-110