Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

XIV DIÁLOGOS DA MATEMÁTICA COM A PEDAGOGIA (DIMA) PROMETE DEBATES INOVADORES NA UFC

Data da publicação: 16 de março de 2025 Categoria: 2025, DIMA, Editais, Eventos, Notícias Tags: , , , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) tem o prazer de anunciar a realização da XIV edição dos Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA). O evento, que se tornou um marco anual no calendário acadêmico da Universidade Federal do Ceará, ocorrerá nos dias 06 e 20 de maio de 2025, respectivamente, em alusão ao dia Nacional  da Matemática e dia do pedagogo.

Com o tema “Educação e Cultura: a Matemática e a Pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias e na inclusão na formação de professores”, o XIV DIMA reunirá especialistas, professores, estudantes e interessados nas áreas de Matemática e Pedagogia, visando a promoção de um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios, perspectivas e inovações na sala de aula de Matemática na atualidade. 

A programação do XIV DIMA contará com uma variedade de atividades enriquecedoras, incluindo: 

1.Mesas redondas: Com a participação de palestrantes renomados do cenário local, nacional e internacional, que compartilharão suas experiências e pesquisas inovadoras.

2.Oficinas e minicursos: Ministrados por pesquisadores do G-TERCOA/CNPq e convidados, oferecendo oportunidades de aprimoramento profissional e atualização sobre as últimas tendências na área.

3.Apresentações culturais: Momentos de integração e celebração da diversidade cultural, buscando partilhas de experiências entre os participantes.

4.Comunicações orais e pôsteres: Divulgação científica a partir da apresentação de  pesquisas concluídas ou em andamento.

O DIMA é direcionado a estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, formadores de professores e profissionais da Educação em geral. O evento representa uma oportunidade única para a partilha de conhecimentos, o estabelecimento de redes de colaboração e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

A coordenadora geral do evento e líder do G-TERCOA/CNPq, a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, destaca a importância do DIMA como um espaço de construção coletiva do conhecimento e de fortalecimento da relação entre a Matemática e a Pedagogia. “Compreendemos que o diálogo entre essas áreas é fundamental para melhoria na formação de professores e para a promoção de uma Educação Matemática de qualidade para todos”, afirma.

CRONOGRAMA 

  • LANÇAMENTO DO EDITAL: 20 de março de 2025
  • INSCRIÇÕES NO EVENTO: 1º de abril a 03 de maio de 2025
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS: de 1º de abril a 28 de abril de 2025
  • DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS: 15 de maio de 2025
  • 1º DIA DO EVENTO: 06 de maio de 2025
  • 2º DIA DO EVENTO: 20 de maio de 2025

INSCRIÇÃO NO EVENTO 

A inscrição para o evento será realizada pelo formulário de inscrição disponível no link: https://www.even3.com.br/dima-dialogos-da-matematica-com-a-pedagogia-2025/

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos em formato de resumos simples serão submetidos para os Grupos de Trabalhos (GT) do DIMA. Para saber quais os Grupos de Trabalho (GT) disponíveis, acesse o edital do DIMA.

Para mais informações, acesse o site do G-TERCOA: gtercoa.ufc.

Edital do DIMA:  https://drive.google.com/file/d/1Pr_Sthqvyb8ZyvcvmvArPdGZaUgFSSa-/view?usp=sharing

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo