Sobre o G-TERCOA
O Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), fundado no ano de 2014 na Universidade Federal do Ceará (UFC), e registrado no CNPq desde o ano de 2015, é um grupo de estudos e pesquisas com um olhar interdisciplinar na formação do pedagogo direcionando os estudos ao ensino da Matemática com foco no tripé da Universidade: pesquisa, ensino e extensão.
O grupo reúne pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e professores da Rede Básica e da Educação Superior. Desta forma, tem realizado diversos eventos, seminários, oficinas e encontros, estaduais e interestaduais, de grande importância para a formação inicial e continuada dos alunos da Pedagogia e da Matemática.
INTEGRANTES
- COORDENADORA
Profª. Dra. Maria José Costa dos Santos – (http://lattes.cnpq.br/3144508981197442)
- VICE-COORDENADOR
Profº. Dr. Wendel Melo Andrade – (http://lattes.cnpq.br/2339284655582088)
PESQUISADORES
- Antonio Marcelo Araújo Bezerra (http://lattes.cnpq.br/5010027323945728)
- Carlos Alves de Almeida Neto (http://lattes.cnpq.br/8000545238420337)
- Elaine Giffoni de Carvalho (http://lattes.cnpq.br/0348927058378424)
- Francisco Arnaldo Lopes Bezerra (http://lattes.cnpq.br/8098992126957393)
- Gabriela de Aguiar Carvalho (http://lattes.cnpq.br/8427403462885106)
- Glessiane Coeli Freitas B. Prata (http://lattes.cnpq.br/7569347319035901)
- Rodolfo Sena da Penha (http://lattes.cnpq.br/0116567195188345)
- Wendel Melo Andrade (http://lattes.cnpq.br/2339284655582088)
ESTUDANTES
- Francisca Márcia Coelho de Meneses (http://lattes.cnpq.br/8459734678238523)
Grupos de Estudos
O G-Tercoa, objetiva apresentar seus estudos e produções científicas na área da educação, com eixo fundante na Educação Matemática, com foco nas subáreas de pesquisa que envolvem: currículo, avaliação, ensino e aprendizagem, metodologias, teorias, epistemologia, tecnologias digitais, informática educativa e a formação do professor que leciona matemática, na perspectiva de estabelecer a relação da pós-graduação com a graduação, de forma mais efetiva, vinculando as pesquisas científicas com as ações de extensão.
Almeja ainda, descrever e contribuir para a redução de desafios existentes nos processos de ensino e de aprendizagem, a fim de examinar suas implicações e propor ações de cunho inovador, a partir de práticas pedagógicas criativas com o uso de metodologias de ensino e de recursos tecnológicos digitais, buscando alinhar tais ações às reflexões críticas sobre uma educação de qualidade pautada na cidadania, na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade.
- Nossa lista de leituras 2020.1 => lista-de-livros-2020.1
- Nossa lista de leituras 2021.1 =>lista-de-livros-gtercoa-2021
- Nossa lista de leituras 2021.2 =>lista-de-livros-gtercoa-2021.2
- Nossa lista de leituras 2022.1 =>2022.1-lista-de-livros-gtercoa-(1)
- Nossa lista de leituras 2022.2 => lista-de-livros-gtercoa-semestre-2022.2
- Nossa lista de leituras 2023.1 =>lista-de-livros-gtercoa-semestre-2023.1.docx-google-docs
FOTOS:
Registro dos momentos de estudos em nossa sala.
Sala Gtercoa – NUPER