SEGUNDO DIA DO XIV DIMA PROMETE REFLEXÕES IMPORTANTES SOBRE EDUCAÇÃO, CULTURA E INCLUSÃO
Data da publicação: 18 de maio de 2025 Categoria: 2025, Eventos, NotíciasO XIV DIMA Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias, na inclusão e na formação de professores. Convida todos a participarem de seu segundo dia de evento, no próximo dia 20 de maio de 2025, de 8:00 h às 20:00 h, será um momento que reunirá professores, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade acadêmica, em um espaço de diálogo, partilha e construção coletiva de saberes.
O evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Educação (FACED/UFC), é promovido pelo o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), liderado pela professora Drª. Maria José Costa dos Santos (UFC), e pelo professor Dr. Wendel Melo de Andrade (SEDUC / UVA), tem reunido pesquisadores, professores e estudantes para refletir sobre os entrelaces entre a matemática e a pedagogia no contexto contemporâneo da educação.
A abertura deste segundo dia do XIV DIMA no horário de 8:00h às 10:00h, contará com uma roda de conversa sobre formação de professores com a Prof.ª Esp. Liane Garcia Pinheiro Lemos (UFC) e a Prof.ª Ma. Samara Sales Frazão (UFC), e será mediada pela Prof.ª Ma. Eliene Alves de Aquino (UFC), no horário de 10:00 h às 12:00 h, acontecerá a palestra: Das Máquinas de Ensinar aos Recursos Educacionais Digitais e além: teorias que fundamentam o uso de tecnologias no ensino da matemática, tendo como palestrante o Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (UFC) e como mediadora a Profa. Ma. Elaine de Farias Giffoni (UFC).
A partir das 14:00h até às 17:00h, acontecerão as apresentações dos trabalhos na Faculdade de Educação (FACED-UFC), em que destacam-se pesquisas e relatos de experiência que abordam temas como: Avaliação em Educação Matemática, Currículos em Educação Matemática, Práticas de Ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, Práticas de Ensino nos Anos Finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior, Processos inclusivos em Educação Matemática, Modelagem em Educação Matemática e Cultura Maker na Educação, Etnomatemática e Cultura, Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.Confira no link os templates e a lista de trabalhos aprovados com respectivas salas de apresentação: https://drive.google.com/drive/folders/1HKiJ_RnPmzVdcE-9a8JJmVyaqXjVGcyR
No final da tarde acontecerão as seguintes apresentações artístico culturais: Camerata de Cordas da UFC no horário de 17:00 h e em seguida uma apresentação de balé com a estudante Erica Ramaiana (UFC) com o tema: Explode Coração (Maria Bethânia).
Já no horário de 18:30 às 20:00 h acontecerá uma palestra intitulada: Constituição Docente em uma Sociedade Tecnologicamente Mediada com a Profa Dra. France Sarmanho Fraiha (UFPA), participará como mediadora a Profa. Ma. Josiane Silva dos Reis (UFC).
Neste segundo dia de evento, comemoramos também o Dia do Pedagogo, é um momento para reconhecer a importância desse profissional. A programação do XIV DIMA segue intensa e diversificada, com oito grupos de trabalho, mesas-redondas, apresentações de trabalhos aprovados e experiências exitosas, que aprofundam os debates sobre os desafios e possibilidades do ensino da matemática de forma interdisciplinar e inclusiva.
Não perca o segundo dia do XIV DIMA! Prepare-se para novas experiências, debates inspiradores e muita partilha de conhecimento. Esperamos você para continuar essa jornada incrível conosco!