PÓS-GRADUANDOS DO G-TERCOA/CNPq BRILHAM NO ICOCIME 4
Data da publicação: 26 de abril de 2025 Categoria: 2025, NotíciasO Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) teve uma participação marcante na 4ª edição da International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education (ICOCIME 4), realizada entre os dias 23 e 26 de abril em São Paulo.
Em sua 4ª edição, o ICOCIME 4 teve como proposta central discutir a “Insubordinação Criativa” na Educação Matemática. O evento buscou explorar essa perspectiva em diversas temáticas, como currículo, poder, ensino de Ciências e Matemática, avaliação formativa e práticas pedagógicas inovadoras.
A participação dos pós-graduandos do Grupo foi marcada pela apresentação de diversos trabalhos de alta qualidade e relevância, tanto no cenário nacional quanto internacional.
As temáticas dos trabalhos apresentados foram: “A Materialização Do Conceito Da Insubordinação Criativa No Ensino De Ciências Nos Anos Iniciais A Partir Dos Documentos Curriculares”; “Carta para Beatriz D’Ambrosio”; “Carpe diem: reflexões pedagógicas sobre Insubordinação Criativa, currículo e poder no filme A Sociedade dos Poetas Mortos”; “A avaliação formativa como forma de Insubordinação Criativa na melhoria da Avaliação da Aprendizagem”; “Interações pedagógicas e a Sequência Fedathi: contribuições para uma prática insubordinada criativa”; “Leitura de gráficos e educação midiática: uma estratégia de insubordinação criativa no ensino de matemática”; “Práticas pedagógicas inovadoras-colaborativas: manifestações de ações insubordinadas criativas na experiência no curso de extensão” e “Insubordinação Criativa no Ensino de Matemática: Estratégias para Promoção do Letramento Matemático em Contextos Escolares”.
A participação do G-TERCOA/CNPq no ICOCIME 4 reforça o reconhecimento do Grupo como referência na área da Educação e contribui para o avanço da pesquisa e da prática pedagógica no Brasil.