Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

OFICINA DE ORIGAMI E SÓLIDOS RA PROMOVE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO PIBID

Data da publicação: 9 de novembro de 2025 Categoria: 2025, Notícias Tags: , , , , , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC), liderado pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, realizou no dia 04 de novembro de 2025 a Oficina de Origami e Sólidos RA, uma ação voltada à integração entre tecnologia, ludicidade e ensino da Matemática.

A atividade foi conduzida pelos professores Me. Arnaldo Dias e Me. Fredson Rodrigues Soares, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEM) e integrantes do G-TERCOA/CNPq-UFC. A oficina contou com a participação dos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Pedagogia da FACED/UFC e da Profa. Dra. Maria José Barbosa. Os alunos  vivenciaram práticas interativas de construção geométrica com o aplicativo Sólidos RA, aliado à técnica do origami.

O PIBID alfabetização do curso de Pedagogia -UFC é coordenado pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos  e pela Profa. Dra. Maria José Barbosa, tem como propósito inserir o licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, estimulando a observação e a reflexão sobre a prática docente no contexto das escolas públicas de Educação Básica. Nesse sentido, a oficina proporcionou aos participantes uma oportunidade de ampliar o olhar sobre o ensino da Matemática, explorando recursos tecnológicos e metodologias inovadoras.

Segundo os ministrantes da oficina, a Realidade Aumentada (RA) se mostra como um recurso didático e lúdico capaz de promover maior interação, visualização e compreensão dos conceitos geométricos, contornando dificuldades recorrentes no processo de ensino-aprendizagem, como a falta de percepção espacial, clareza e interpretação de medidas.

A iniciativa destaca o compromisso do G-TERCOA com a formação docente, a inovação pedagógica e a integração entre teoria e prática, fortalecendo o diálogo entre a universidade e a Educação Básica por meio de vivências socialmente significadas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo