O GUIA G-TERCOA ESTÁ NO REPOSITÓRIO DA UFC

Data de publicação: 26 de janeiro de 2024. Categoria: Notícias

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G- TERCOA/CNPq/FACED/UFC) é um Projeto de Pesquisa vinculado à Pro-Reitoria de Graduação que tem como elemento norteador a integração dos alunos da graduação e a redução do índice de evasão do curso de Pedagogia.
Disponibiliza, portanto, o Guia de Percurso para os estudantes do Programa de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como aos demais membros da comunidade acadêmica, que poderão facilmente ter acesso ao seu conteúdo por meio do site e da fanpage G-TERCOA/CNPq.
O principal objetivo desta produção é divulgar informações que venham a facilitar aos graduandos de Pedagogia sua estada no curso, para que, de tal maneira, eles compreendam como ocorre o funcionamento da Universidade, em particular, os benefícios e os auxílios à disposição dos alunos. Acreditamos que de posse dessas informações, os estudantes serão mais atuantes e integrados ao meio educacional, em que se inserem. Portanto, de maneira geral, no Guia, contamos um pouco da história da Universidade dando ênfase à estrutura e à organização da Faculdade de Educação. O foco é referir-se ao que a Universidade tem a oferecer para seus alunos.
Condensamos em algumas páginas os auxílios e recursos aos quais os estudantes da UFC podem recorrer. Pensamos que os graduandos, ao terem acesso aos distintos recursos oferecidos, enriquecem sua visão de mundo e ampliam as competências artísticas, linguísticas, sociais e cognitivas, de modo a aliar os saberes teóricos, vistos em sala de aula, com estes outros conhecimentos, de modo empírico, ocorrentes no cotidiano, por meio da própria vivência do estudante.
Assim, o Grupo-TERCOA/CNPq busca promover ações que venham a minimizar ou mesmo sanar um dos problemas relacionados ao curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC: o alto índice de evasão de seus alunos. O Grupo desenvolve ações diretas e efetivas para alcançar este objetivo. O Guia de Percurso é uma dessas ações. Portanto, consideramos que o documento serve como elemento norteador para o estudante, porquanto favorece a diminuição da evasão e a desistência, visto que auxilia a desenvolver uma integração mais efetiva entre o aluno e o curso, consolidando também um sentimento de pertencimento, do ser realmente integrante e atuante no seu meio.
acesse o Link abaixo: