Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

O FERIADO DO G-TERCOA FOI EM EVENTOS INTERESTADUAIS

Data da publicação: 15 de outubro de 2023 Categoria: Notícias

O FERIADO DO G-TERCOA FOI EM EVENTOS INTERESTADUAIS

Membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC) utilizaram o feriado produzindo. Inicialmente, Marcília Cavalcante Viana e Roberto da Rocha Miranda participaram do XXVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, o EBRAPEM027. O tema foi Desafios Educacionais e Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática. A proposta é produzir e induzir reflexões para todos os participantes, convidados e pós-graduandos em Educação Matemática, para pensar os desafios e impactos sociais da produção do conhecimento em Educação Matemática, tanto do ponto de vista das metodologias e do forte apelo tecnológico quanto da teoria e prática de pesquisa. As metodologias de pesquisa sempre expressam modos de produção de conhecimento, ancoradas em aspectos epistemológicos, e as tecnologias devem estar integradas ao currículo como artefatos multidisciplinares associados aos conteúdos e a metodologias bem definidas, para que cumpram o seu papel na Educação. A sigla EBRAPEM027 remete tanto à 27a edição do EBRAPEM, quanto à referência ao estado que o abriga em 2023: 027 é o DDD de grande parte do Espírito Santo. Marcília apresentou o trabalho O letramento matemático e a formação de professores: uma jornada pelas unidades temáticas da BNCC. Já o Roberto apresentou o trabalho O pensamento geométrico de Van Hiele na formação do professor de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões fedathianas inclusivas. É de grande valia pensar em práticas mediadas por tecnologias desde os seus fundamentos, pois o contexto atual requer o pensar sobre as iniciativas que convergem para práticas mediadas por tecnologias, além de produção de dados de pesquisa, orientação e outros que acontecem de modo ad hoc e que merecem ampla reflexão.
Já em João Pessoa (PB), aconteceu o IX CONEDU. Neste ano, o evento teve como proposta debatermos sobre as transformações vivenciadas em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional. Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.
O G-TERCOA marcou presença através dos membros: Josiane Silva dos Reis, Francisco Antonio Nascimento, Felismina de Sousa Neta, Lara Rosiane de Negreiros Pinto Scipião, Roberto da Rocha Miranda com o trabalho intitulado Cultura Maker e o ensino de Matemática: uma experiência formativa com alunos do curso de Pedagogia, sob a orientação da líder do grupo, a Profa. Dra. Maria José
Costa dos Santos. Como de costume, a pesquisa, a reflexão e a publicação de trabalhos é a marca registrada do G-TERCOA.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo