IV WORKSHOP G-TERCOA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FACED/UFC
Data da publicação: 20 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, NotíciasO Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC) realizou, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2025, o IV Workshop G-TERCOA, no Auditório Paulo Freire e em outros espaços da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC).
Com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: elos com os saberes didático-científicos”, o evento consolidou-se como um importante espaço de divulgação científica, socialização de experiências acadêmicas e fortalecimento de redes colaborativas, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino.
Dados gerais do evento:
Inscrições confirmadas: 210
Inscritos Credenciados: 85
Trabalhos submetidos: 89
Trabalhos aprovados: 83
Autores: 132
Apresentações realizadas: 68
Minicursos: 3
Minicurso: Cultura Maker: caminhos para aprendizagem criativa: 6 inscrições e 5 presentes
Minicurso: Descomplicando o Lattes: 21 inscritos e 12 presentes
Minicurso: Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados: da prática pedagógica à investigação científica: 28 inscritos e 20 presentes
Oficina: 1
Origami R.A.: 8 inscritos e 6 presentes
Instituições envolvidas: UFC, UECE, IFCE, UFDPar, SME (Fortaleza), SEDUC (Ceará), USTM
Programas de Pós-Graduação: RENOEM (UFC e IFCE) , ENCIMA (UFC), PPGE (UFC)
Unidade sede: FACED/UFC
O credenciamento ocorreu no dia 18/12/2025, das 16h30 às 18h. Em seguida, o evento foi oficialmente iniciado com uma apresentação musical do músico Carlos Eduardo Tabosa Lopes (Edu Asaf), doutorando em Educação pela UFC.
A mesa de abertura contou com a presença da Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (líder do G-TERCOA/CNPq–UFC), do Prof. Dr. Francisco Edisom Eugenio de Sousa (organizador do evento e docente da UECE), do Prof. Dr. José Gerardo Vasconcelos (coordenador do PPGE/UFC) e do Prof. Dr. Cleidivan Alves dos Santos (UFDPar).
Na sequência, ocorreu a conferência de abertura intitulada “Educação em Moçambique: Desafios e Perspectivas”, ministrada pelo Prof. Dr. António Fernando Zucula (USTM), que apresentou reflexões sobre os aspectos históricos, sociais e pedagógicos da educação moçambicana, com destaque para políticas públicas, formação docente e desafios contemporâneos.
No dia 19/12/2025, pela manhã, o evento foi marcado por um sarau de poesias, mediado pela Profa. Ma. Gabriela de Aguiar Carvalho e pela Profa. Vanessa Pinto de Lima, com a participação de integrantes do grupo que trouxeram poesias autorais, cordéis e obras consagradas, fortalecendo o diálogo entre arte, cultura e educação.
Durante a manhã, foram ofertados três minicursos e uma oficina, distribuídos em diferentes espaços da FACED/UFC:
Minicursos:
Descomplicando o Lattes
Ministrantes: Profa. Ma. Felismina de Sousa Neta e Prof. Me. Antônio Marcos Justino Matias
Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados: da prática pedagógica à investigação científica
Ministrantes: Profa. Ma. Italândia Ferreira de Azevedo, Profa. Dra. Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques e Profa. Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião
Cultura Maker: caminhos para aprendizagem criativa
Ministrante: Profa. Ma. Josiane Silva dos Reis
Oficina:
Origami R.A.
Ministrantes: Prof. Dr. Roberto da Rocha Miranda e Prof. Me. Arnaldo Dias Ferreira
As atividades integraram teoria e prática, promovendo reflexões sobre metodologias inovadoras, cultura digital, criatividade, inclusão e pesquisa científica.
As sessões de apresentação de trabalhos, realizadas no período da tarde do dia 19/12, ocorreram de forma presencial, na modalidade oral, com uso de slides, distribuídas em oito salas temáticas, coordenadas por pesquisadores do G-TERCOA e convidados. Os trabalhos abordaram temáticas como formação docente, educação inclusiva, Sequência Fedathi, etnomatemática, tecnologias educacionais, avaliação formativa e práticas pedagógicas inovadoras.
O encerramento do evento contou a mediação do Prof. Me. Hemetério Segundo Pereira Araújo, que deu início a cerimônia de abertura das atividades do segundo dia no período da noite, mediando as atividades realizadas no Auditório Paulo Freire na (FACED- UFC). Na ocasião, aconteceu a mesa-redonda mediada pela Profa. Ma. Elaine de Farias Giffoni, com o tema central do IV Workshop. Participaram do debate os professores Dr. Antonio Marcelo Araújo Bezerra, Dr. Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata e Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, que discutiram o entrelace entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da formação docente e das ações do G-TERCOA.
Durante o evento foram realizados os lançamentos de três livros, o primeiro é intitulado Iniciação Científica: Integração de Graduandos à Pesquisa, organizadores: Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, Prof. Dr. Roberto da Rocha Miranda, Profa. Ma. Italândia Ferreira de Azevedo e Profa. Ma. Maria Eliene Magalhães da Silva Alves.O segundo livro é intitulado: Insubordinações Criativas no Ensino-Aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, organizadores: Profa. Ma. Vladiana Costa dos Santos, Profa. Ma. Eliene Alves de Aquino e Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos e o terceiro livro é intitulado: Avaliação por Competências: um novo olhar, de autoria da Profa. Ma. Eliene Alves de Aquino. Destacando o compromisso do grupo com a produção científica e a socialização do conhecimento.

Livros lançados do IV Workshop G-TERCOA
Para o Prof. Dr. Roberto da Rocha Miranda, o IV Workshop G-TERCOA representa mais do que um evento acadêmico, sendo um testemunho do poder da colaboração coletiva e da educação como força transformadora da sociedade. Para o Prof. Dr. António Fernando Zucula (USTM), convidado internacional do evento, ressaltou muita satisfação em participar de um evento com grande relevância para a pesquisa, a educação matemática e o ensino de matemática, agradecendo a todos do G-TERCOA pela receptividade e atenção. Já o Prof. Dr. Francisco Edisom Eugenio de Sousa, organizador do IV Workshop, destacou a relevância da experiência formativa vivenciada durante a organização , ressaltando a importância das ações acadêmicas integradas à pesquisa e à extensão.
O IV Workshop G-TERCOA contribuiu para a produção de conhecimento, por meio da participação de seus integrantes, professores da rede pública de ensino e comunidade acadêmica em geral, reverberando uma formação acadêmica crítica e a construção de redes colaborativas, segundo a tríade ensino, pesquisa e extensão.

O G-TERCOA agradece a todos os participantes, ministrantes, avaliadores, instituições parceiras, apoio institucional da FACED/UFC e a todos que contribuíram para o êxito do evento.
Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC).
