INTEGRANTES DO G-TERCOA/CNPq- UFC PARTICIPAM DO VII SELEM NA UFMG COM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Data da publicação: 6 de setembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, NotíciasEntre os dias 04 e 06 de setembro de 2025, integrantes do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC) marcaram presença no VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (SELEM), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O SELEM, criado em 2012, consolidou-se como um evento nacional que reúne professores, estudantes e pesquisadores da área de Educação Matemática para discutir temáticas relacionadas à leitura, à escrita e à linguagem matemática na Educação Básica, no Ensino Superior e na formação de professores que ensinam matemática.
O G-TERCOA/CNPq-UFC esteve representado pelas pesquisadoras Profa.Ana Paula de Sousa Lima, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora da rede municipal de Fortaleza e integrante do grupo; e Profa.Haiani Larissa Mendes, pedagoga da rede municipal de Fortaleza e também integrante do G-TERCOA/CNPq-UFC e pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, líder do grupo G-TERCOA/CNPq-UFC e professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC).
As pesquisadoras apresentaram o relato de experiência intitulado: “Matemática Interdisciplinar como Vivência de Saberes e Práticas de Ensino-Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, que discutiu práticas interdisciplinares e reflexões sobre o ensino da matemática nos Anos Iniciais, a partir do entrelace dos saberes escolares e experiências de aprendizagem.
Participaram ainda do evento o Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que é colaborador das ações do G-TERCOA/CNPq-UFC, acompanhado de pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN) e de integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/IFRN), em que na ocasião apresentaram os seguintes trabalhos: O Uso de Quadrinhos na Metodologia Etnomatemática – Relato de experiência no contexto do PIBID com alunos do 5º ano B, autores: Állife da Silva Souza e Francisco Djnnathan Gonçalves. Teoria da Objetivação: o desenvolvimento do conceito de combinatória no ensino médio, autores: Francisco Judson Nunes da Silva e Francisco Djnnathan Gonçalves e Como os Educandos Podem Aprender Identidades Trigonométricas a partir da História da Matemática, autores: José Antônio do Nascimento Barbosa e Francisco Djnnathan Gonçalves.
O evento contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, como a Profa. Dra. Ana Paula Canavarro, da Universidade de Évora (Portugal), ampliando os diálogos entre diferentes contextos educacionais.
A presença do G-TERCOA/CNPq-UFC no VII SELEM reafirma o compromisso do grupo em fortalecer as discussões sobre leitura, escrita e linguagem no ensino da matemática, bem como em contribuir para a formação docente e para a melhoria da Educação Básica no Brasil.

Na foto as pesquisadoras: Profa. Ana Paula de Sousa Lima, Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, líder do grupo G-TERCOA/CNPq-UFC e Profa. Haiani Larissa Mendes.

Profa. Dra. Ana Paula Canavarro, da Universidade de Évora (Portugal).

Na foto o Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves (IFRN), com pesquisadores e estudantes do PPgITE/UFRN e PIBID/IFRN.