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Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

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III ESCOLA DE VERÃO G-TERCOA/CNPq REÚNE ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR ETNOMATEMÁTICA E ETNOCIÊNCIAS

Data da publicação: 26 de janeiro de 2025 Categoria: Eventos, Notícias, Sem categoria

Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2025, o Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), promoveu a III Escola de Verão G-TERCOA, com o tema Educação e Saúde: Elo entre a Etnomatemática e a Etnociências. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Educação (FACED) e contou com apresentações culturais, palestras, oficinas e discussões transdisciplinares sobre os desafios e as possibilidades das práticas educativas relacionadas à Etnomatemática e às Etnociências.

 

A abertura oficial do evento foi marcada pela apresentação cultural do Toré, conduzida pelo Cacique Kauã Pitaguary e pelo grupo de dança indígena Pitaguary  Apoena, destacando a valorização das culturas indígenas. Em seguida, a Mesa de Abertura contou com a presença da Professora Dra. Maria José Costa dos Santos, líder do G-TERCOA/CNPq, do Professor Dr. Emmanuel Prata (UFC) como também o Professor Dr. Edson Vicente, o Cacau (UFC) e o Professor Dr. José Gerardo Vasconcelos (FACED/UFC).  A programação seguiu com a palestra de abertura online do Professor Dr. Romaro Antônio Silva (IFAP), mediada pela professora Eliene Alves de Aquino, que trouxe reflexões sobre os desafios do Programa Etnomatemática no Amapá.

Entre os momentos de destaque do primeiro dia, também ocorreram a palestra sobre “Etnociências – o que são? Para que servem?”, ministrada pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier (UNILAB), mediada pela Professora Elane Araújo Nogueira. No horário da tarde, foi ministrada uma oficina prática sobre “Educação e Saúde”, conduzida pela professora Ma. Renata Sorah de Sousa e Silva (IFCE) e mediada pelo professor Me. Antônio Marcos Justino Matias.

No segundo dia, os participantes vivenciaram oficinas como “Entre a saúde e a educação: Perspectivas na Etnociências e Etnomatemática na cura emocional e corporal”, ministrada pela professora Ma. Eliene Magalhães da Silva Alves (UFC), mediada pelo Professor José Rian de Lima Teles (UFC). Ainda no turno da manhã, aconteceu a palestra “Transdisciplinaridade e currículo escolar: Educação alimentar e nutricional como tema transversal”, com o Professor Dr. José Arimatéa Barros Bezerra (FACED/UFC), com reflexões  enriquecedoras sobre saúde e currículo escolar.

 

No turno da tarde, foi realizada a oficina “Uso do Mancala como possibilidade didática”, ministrada pelo professor Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves (IFRN) e pelo professor Wilton Alexandre do Nascimento (IFRN), mediada pela professora Tânia Maria Rodrigues da Silva. No segundo momento foi realizada a palestra “Pedagogia Etnomatemática : Reflexões e Ações Pedagógicas em Matemática”. A atividade contou com a participação do Prof. Dr. Francisco de Assis Bandeira, renomado pesquisador na área, e foi mediada pela Profa. Eliene Alves de Aquino.A palestra abordou questões fundamentais sobre a Etnomatemática, destacando suas contribuições para práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras no ensino de matemática.

O terceiro e último dia foi marcado por momentos inspiradores. A oficina “Semana Cultural Tapeba: Saberes ancestrais e saúde na perspectiva da Etnomatemática”, conduzida pelo professor Me. Roberto da Rocha Miranda (UFC) e pelo professor José Rian de Lima Teles (UFC), mediada pela professora Marcília Cavalcante Viana. Foram destacadas as contribuições dos saberes indígenas para a educação. Em seguida, a oficina “Saúde em foco”, liderada pelo Núcleo de Educação Interprofissional e Itinerante em Saúde (NEIIS/UFC), promoveu ações práticas de aferição de pressão arterial, testagem de glicemia e avaliação de IMC. O evento foi encerrado com a palestra “Inclusão e acessibilidade no Ensino Superior”, ministrada pela professora Ma. Angela Maria de Sousa Bezerra (UFC), mediada pela Professora Felismina de Sousa Neta (UFC), reforçando a importância da inclusão na educação.

Ao final do evento, os professores, Dra. Maria José Costa dos Santos e Dr. Emmanuel Prata conduziram o encerramento, destacando a importância das discussões e o fortalecimento das redes de aprendizagem proporcionado pela III Escola de Verão G-TERCOA.

 

O evento reafirmou a missão do G-TERCOA/CNPq de fomentar debates que integram saberes científicos e culturais, promovendo uma educação mais inclusiva, transdisciplinar e conectada à realidade dos participantes. 

Agradecemos a todos os palestrantes, mediadores, colaboradores e participantes que contribuíram para o sucesso dessa edição. 

 

Até 2026, na próxima Escola de Verão!

Siga o G-TERCOA  no canal do Youtube, @g-tercoaufc, e acompanhe a playlist da Escola de Verão 2025. 

 

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