GEOMETRIA DE LAZARE CARNOT: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Data da publicação: 24 de setembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, NotíciasO Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC) realizou, no dia 22 de setembro de 2025, no Auditório Paulo Freire da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) uma formação acadêmica que abordou o tema “Geometria de Lazare Carnot: conhecimento especializado do professor que ensina matemática”.
A atividade foi conduzida pelo autor o Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves (IFRN), com a colaboração de suas orientandas de mestrado do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) as professoras Jovanira Santos Tavares de Albuquerque e Janieli da Silva Souza, que enriqueceram a discussão sobre as potencialidades da obra de Lazare Carnot para o ensino da Matemática na Educação Básica.
O encontro teve como base o livro “A Geometria de Lazare Carnot e suas potencialidades para o ensino na Educação Básica”, de autoria do Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves e do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. Durante a formação, foram discutidas as contribuições do pensamento geométrico de Carnot para a prática pedagógica e para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática, em consonância com as demandas do contexto educacional, a partir de uma reflexão sobre o saber e o fazer docente.
O G-TERCOA/CNPq- UFC destaca seu compromisso em promover espaços de reflexão e diálogo sobre o ensino de matemática, incentivando a produção acadêmica e a formação continuada de professores.