Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

G-TERCOA/UFC ENCERRA CURSO DE FORMAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS COM APRESENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES

Data da publicação: 31 de maio de 2025 Categoria: 2025, Cursos, Notícias Tags: , , , , ,

O Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq – UFC) celebrou, no dia 31 de maio de 2025, o encerramento do curso de extensão “A Matemática no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ministrado pela professora Drª. Maria José Costa dos Santos (UFC), o encontro foi realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). O curso contou com a importante contribuição do professor Dr. Francisco Edson Eugênio de Sousa (UECE), que participou ativamente ampliando as discussões, além de ajudar com  seu apoio pedagógico e análises pedagógicas dos projetos de ensino dos professores cursistas.

Com a participação de 77 cursistas, entre professores da Educação Básica, pedagogos e docentes da área de Matemática, o curso, ofertado na modalidade semipresencial, teve como objetivo promover reflexões e práticas inovadoras sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais, alinhadas às competências e habilidades da BNCC.

Durante os cinco encontros, presenciais e virtuais, os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre as cinco unidades temáticas da Matemática na BNCC – Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística – enfatizando o desenvolvimento do Letramento Matemático, a inovação pedagógica, a interdisciplinaridade e a integração dos recursos e tecnologias digitais ao ensino de matemática.

O ponto alto do encerramento foi a apresentação dos Projetos de Ensino desenvolvidos pelos cursistas, como trabalho final do curso. Cada projeto foi elaborado a partir de um conteúdo matemático, fundamentado na BNCC, e teve como diferencial a vivência prática em sala de aula, seguida de uma reflexão crítica sobre as contribuições e desafios do processo.

As experiências compartilhadas durante as apresentações evidenciaram melhorias nas práticas pedagógicas dos professores cursistas, que passaram a conhecer e vivenciar a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), superando as tradicionais “ilhas epistemológicas” e fortalecendo a construção de saberes matemáticos socialmente significados e contextualizados para os estudantes.

 

O G-TERCOA-CNPq-UFC reforça seu compromisso com a formação continuada de professores por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão que contribuem para a transformação da prática docente e a qualidade da educação pública.

Parabenizamos todos(as) os(as) cursistas pela dedicação, empenho e pelas contribuições que reverberam diretamente na melhoria do ensino e da aprendizagem  em matemática!

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo