G-TERCOA PARABENIZA ELIENE ALVES DE AQUINO PELA DEFESA DE MESTRADO COM ENFOQUE NA SEQUÊNCIA FEDATHI E NAS METODOLOGIAS ATIVAS
Data da publicação: 15 de maio de 2025 Categoria: Editais 2025, NotíciasO Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC) parabeniza a professora Eliene Alves de Aquino, integrante do grupo e docente da rede municipal de Fortaleza, pela defesa de sua dissertação de mestrado realizada no último dia 13 de maio de 2025, às 14h, na Sala Nuper – Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC).
A dissertação, intitulada “Avaliação de Aprendizagem por Competências no Ensino de Ciências: a Sequência Fedathi e as Metodologias Ativas”, apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFC e buscou investigar abordagens pedagógicas inovadoras que promovem o desenvolvimento de competências no ensino de Ciências, por meio do entrelace entre a Metodologia Sequência Fedathi e diversas metodologias ativas.
A banca avaliadora foi composta por: Professor Dr. Emmanuel Prata de Souza (UFC) (Orientador), Professora Dra. Maria José Costa dos Santos (UFC) (Coorientadora), Professor Dr. Hermínio Borges Neto (UFC), Professor Dr. Wendel Melo Andrade (SEDUC, UVA) e Professor Dr. Cleidivan Alves dos Santos (UFDPar).
O trabalho da professora Eliene representa uma importante contribuição à formação docente, reverberando melhorias ao ensino nas escolas públicas, reforçando o papel do professor como mediador do conhecimento. A defesa evidenciou, ainda, o compromisso com práticas pedagógicas alinhadas aos princípios de uma educação transformadora.
A conquista da professora Eliene é motivo de orgulho para todos os membros do G-TERCOA/CNPq, que celebra mais essa importante etapa na trajetória acadêmica e profissional de uma de suas integrantes, reforçando o compromisso coletivo com a construção de uma educação pública de excelência, crítica e socialmente referenciada.