Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

G-TERCOA MARCA PRESENÇA NO XXXII COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2025

Data da publicação: 8 de fevereiro de 2025 Categoria: Eventos, Notícias Tags: , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) teve uma participação de destaque no XXXII Colóquio AFIRSE Portugal 2025, realizado pela Associação Francófona Internacional de Pesquisa Científica em Educação (AFIRSE). O evento aconteceu em Lisboa, na Universidade de Lisboa, entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2025, com o tema central “Educação e Trabalho: desafios e incertezas no século XXI”.

Representando o G-TERCOA/CNPq-UFC, os pesquisadores (doutorandos) Josiane Silva dos Reis e Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva apresentaram trabalhos que destacam a relevância da produção acadêmica do grupo, contribuindo para o avanço das discussões no campo educacional. Já a pesquisadora Dina Mara Pinheiro Dantas, vinculada ao Laboratório de Pesquisas Multimeios (MM) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), também trouxe importantes contribuições para o debate. As apresentações enriqueceram as reflexões sobre educação, formação docente e redes de aprendizagem, abordando contextos diversos e reforçando a importância dessas temáticas na construção de práticas educacionais transformadoras.

Josiane Silva dos Reis apresentou o trabalho intitulado Educação Maker: Um Caminho para a Promoção da Democracia e do Protagonismo Estudantil, no qual abordou a construção de redes cognitivas na formação continuada de professores, explorando metodologias inovadoras e colaborativas no processo de ensino-aprendizagem. Já Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva destacou reflexões sobre sua pesquisa de doutorado em andamento, intitulada SPAECE: Uma Política Pública Educacional na Perspectiva dos Professores de um 

Curso de Extensão. Por sua vez, Dina Mara Pinheiro Dantas apresentou o trabalho Formação e Ação Docente com a Sequência Fedathi: Olhando seus Pressupostos Teóricos, enfatizando os fundamentos teóricos dessa metodologia.

É importante destacar  ainda que a doutoranda  Josiane Silva dos Reis, nessa ocasião, realizou  uma visita técnica à Universidade de Évora, com o  professor  Dr. António Manuel Águas Borralho e com a professora Drª Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa. Durante o encontro, Josiane Silva dos Reis apresentou  sua pesquisa e também teve a oportunidade de conhecer a pesquisa dos dos professores sobre avaliação formativa, realizando um entrelace entre a cultura maker.

O G-TERCOA/CNPq/UFC reafirma seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos voltados à melhoria da educação brasileira e internacional, consolidando sua atuação em espaços acadêmicos de relevância mundial.

A participação no XXXII Colóquio AFIRSE fortalece a missão do grupo de promover diálogos interdisciplinares e ampliar as fronteiras do saber em busca de uma educação mais justa e inclusiva.

 

Para mais informações sobre o G-TERCOA/CNPq/UFC e nossos trabalhos, acesse nossas redes sociais.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo