Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

G-TERCOA MARCA PRESENÇA NO ENCERRAMENTO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA PROMOVIDOS PELO MEC E UFC

Data da publicação: 5 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, Notícias Tags: , , , , , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq – UFC) participou, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, do encerramento de dois importantes cursos realizados no âmbito do Centro de Formação: Formação Continuada e em Serviço do Estado do Ceará, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Universidade Federal do Ceará e pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor).

O evento ocorreu no Hotel Oásis, em Fortaleza, reunindo centenas de profissionais da educação comprometidos com o fortalecimento da Educação Especial Inclusiva. Sobre o Centro de Formação, é coordenado pela Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa (FACED/DEE/UFC), o Centro integra as ações da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI) e tem como objetivos desenvolver práticas formativas que fortaleçam política e socialmente a Educação Especial Inclusiva, expandir e consolidar a formação continuada e em serviço das redes públicas de ensino, produzir e difundir conhecimento sobre educação inclusiva e monitorar as ações de formação desenvolvidas no estado.

Os cursos encerrados foram: “Práticas Pedagógicas para Educação Especial Inclusiva na Educação Infantil: organização da ação docente para Atenção Precoce à Infância”, coordenado pela Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa. E o curso “Práticas Pedagógicas para Educação Especial Inclusiva: ação docente na perspectiva da teoria histórico-cultural”, coordenado pela Profa. Dra. Robéria Vieira Barreto Gomes. Ambos totalizaram 800 participantes distribuídos em 09 municípios cearenses: Beberibe, Aquiraz, Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pindoretama, Horizonte e Fortaleza.

Representando o G-TERCOA, estiveram presentes a líder do grupo, Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, e as integrantes Profa. Me. Felismina Neta e Profa. Ana Lúcia Balbino, que acompanharam as discussões, fortaleceram redes de colaboração e dialogaram com profissionais de diferentes áreas sobre avanços e desafios na Educação Especial Inclusiva.

O evento, contou com a presença do Secretário de Educação de Eusébio, Ceará, Acilon Gonçalves e com palestras que marcaram a programação de encerramento. A Profa. Dra. Rita Figueiredo abordou temas relacionados às práticas pedagógicas e ao Atendimento Educacional Especializado, enquanto o Prof. Dr. Eduardo Lanuti trouxe reflexões sobre políticas e caminhos para o fortalecimento de uma Educação para Todos.

A presença do G-TERCOA reafirma o compromisso do grupo com a formação docente, a pesquisa e a promoção de práticas pedagógicas inclusivas, inovadoras e alinhadas com os princípios da educação democrática. O grupo segue contribuindo para a construção de redes colaborativas e para o fortalecimento de iniciativas que defendem o direito de todas as crianças aprenderem e participarem.

Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC).

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo