G-TERCOA/CNPq É MARCADO POR IMPORTANTES REALIZAÇÕES NO INÍCIO DO SEMESTRE 2024.2
Data da publicação: 30 de agosto de 2024 Categoria: 2024, NotíciasAs ações acadêmicas deste segundo semestre, para o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), iniciaram de forma intensa.
No dia 12 de agosto no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), tivemos a aula inaugural para receber os novos membros e agradecer aos membros permanentes. O evento destacou as ações do Grupo no semestre anterior e apresentou as ações para 2024.2.
Na ocasião, tivemos o lançamento do e-book da Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago intitulado: “Perspectivas para o Ensino de Ciências na Formação Docente: Um diálogo permanente”. Nesta obra, houve a importante participação da mestranda e membro do Grupo Margarida Teixeira de Castro com o artigo intitulado Ciências no Ensino Fundamental: Desafios e Possibilidades, entre outras participações, que você pode conferir no link: gtercoa.ufc.br/publicações.
O G-TERCOA/CNPq celebrou a aprovação de dois de seus membros, a Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata – aprovada, em 1º lugar, no Programa Brasil Sem Fronteiras da Secretaria Municipal de Fortaleza (Ce) – SME e o doutorando Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva – aprovado no Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, pela Funcap, por meio do Renoen polo UFC, em nível de doutoramento, ambos vão para Portugal, e desejamos sucesso nas atividades internacionais.
No evento 4th Porto International Conference on Research in Education- Icre 2024 (Portugal), os membros do Grupo Marcília Cavalcante Viana, Roberto da Rocha Miranda e Josiane Silva dos Reis, sob a orientação da Líder do Grupo, a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, apresentaram o Resumo já publicado em Anais do evento, intitulado: SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BNCC.
Ainda neste evento, os membros do Grupo Renata Sorah de Sousa e Silva, Eliene Alves de Aquino, Elaine de Farias Giffoni, Antônio Clemente Maria Silvio Morano, sob a orientação da Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, produziram o trabalho A SEQUÊNCIA FEDATHI EM AULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS.
Acrescenta-se ainda a produção da Líder do Grupo, a Profa. Dra. Maria Jose Costa dos Santos, tendo como coautor o Vice-líder do Grupo, o Prof. Dr. Wendel Melo Andrade, intitulado: Information and Communication Technologies in Education (ICTE): technological inclusion of students and teachers in situations of social fragility in Brazil and Mozambique. Trabalho financiado pela Funcap.
O G-TERCOA/CNPq não sossega, e você pode conferir todas as demais participações em eventos locais, nacionais e internacionais, publicações em livros e periódicos qualificados, e formações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, no nosso site oficial e redes sociais.
O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) parabeniza a todos os seus membros com o desejo de que continuem a cada dia com mais produções, mais aprendizados, mais ações colaborativas, resultado de muitos estudos, em prol de uma Educação de qualidade para todos, pois o conhecimento só se torna pleno quando é compartilhado.
Fonte: Equipe G-TERCOA/CNPq publicações.