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Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

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G-TERCOA CELEBRA SEUS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA COM UMA FESTA ÍMPAR

Data da publicação: 21 de dezembro de 2024 Categoria: 10 anos, 2024, Eventos, Notícias Tags: , ,

Na data de 20 de dezembro de 2024, o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) celebrou 10 anos de existência com o III Workshop – G-TERCOA 10 anos. Neste dia festivo, o G-TERCOA relembrou seu propósito ao longo desses 10 anos: promover a partilha de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da educação, além de fomentar práticas inovadoras-colaborativas, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de redes intelectivas, que contemplem a consolidação do ensino, pesquisa e extensão, sobre temas contemporâneos.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Valnir Chagas e incluiu mesas temáticas, a prévia sobre a Escola de Verão 2025, músicas, mesas temáticas, oficinas e, como ponto alto da cerimônia, o lançamento dos e-books G-TERCOA 10 ANOS, cada um com uma temática diferente, porém todos voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A cerimônia iniciou com o credenciamento e com um delicioso coffee break e, logo após, foram iniciados os trabalhos do dia.

A rica manhã iniciou com a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC) dirigido pela Profa. Dra. Liu Man Ying, professora titular da Universidade Federal do Ceará – Instituto de Cultura e Arte.

Logo depois, o Prof. Dr. Emmanuel Prata de Souza falou sobre a primeira ação do G-TERCOA para o mês de janeiro de 2025, A Escola de Verão.

O tema da Escola de Verão 2025 será Educação e Saúde: elos entre as Etnociências e a Etnomatemática, aproveitando o ensejo para apresentar a equipe de trabalho e estender o convite para todos participarem.

Em sequência, aconteceu a primeira mesa temática intitulada A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES com mediação da Profa. Ma. Elaine de Farias Giffoni.

Participaram desta discussão o Prof. Dr. Antônio Marcelo Araújo Bezerra, o Prof. Dr. Carlos Alves de Almeida Neto, a Pra. Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião e a Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.

O Prof. Marcelo destacou a Sequência Fedathi (SF) como metodologia de ensino e aprendizagem, já o Prof. Carlos Neto destacou a Teoria da Objetivação como concepção e norte para o ser em movimentos subjetivos e objetivos. A Profa. Lara Scipião apontou os perfis de aprendizagem, a partir de sua pesquisa de tese e a Profa. Glessiane, de forma espetacular, fez o elo entre a metodologia da Sequência Fedathi e a concepção da Teoria da Objetivação, bem como a Formação de Professores, e como isso repercute em uma aprendizagem transformadora.

Após o intervalo do almoço, foram iniciados os Minicursos que duraram estimados 60 minutos. Foram oito minicursos intitulados:

Minicurso 1- Números com a metodologia de ensino Sequência Fedathi, que teve o objetivo de apresentar O GeoGebra como um software de Matemática dinâmica o qual permite a construção e a manipulação de objetos matemáticos. Ele combina conceitos de Geometria e Álgebra em uma única interface gráfica (GUI). Neste minicurso, apresenta-se a Sequência Fedathi com uso do GeoGebra no conteúdo de números de Matemática. Esta oficina foi realizada pelos membros do G-TERCOA: o Prof. Me. Paulo Vitor da Silva Santiago e o Prof. Me. Francisco Thiago da Silva.

Minicurso 2 – Grandezas e Medidas com ANTON: uma vivência fedathiana, com o objetivo de apresentar o ANTON como um aplicativo gratuito que trabalha vários conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês e Italiano voltados para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Neste minicurso, foi apresentada a Sequência Fedathi com uso do ANTON com a Unidade Temática Grandezas e Medidas de Matemática. A oficina foi realizada pelos membros do G-TERCOA, o Prof. Me. Roberto da Rocha Miranda e a Profa. Marcília Cavalcante Viana.

Minicurso 3 – Etnomatemática: a Geometria do Grafismo indígena, focou em apontar como contexto o saber empírico do povo indígena e a Geometria, os quais traçam a Matemática através da Geometria em sua construção em diferentes modos e em objetos, corpos e moradias e nesse enfoque em seus conceitos encontrados na cultura indígena que é rica em saberes tradicionais que são também invertido de matemática própria, mediante uma matemática que envolve o sentimento e amor pela natureza e o modo pela cosmovisão de viver e estar, assim como mistura e traduz uma Etnomatemática própria no sentido étnico de um povo. E é nesta perspectiva e intenção que foi apontada a demonstração do saber cultural contida no grafismo indígena e com isso contribuir com a diversidade de saberes locais. A oficina aconteceu sob os cuidados dos membros do G-TERCOA, a Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata, Profa. Ma. Maria Eliene Magalhães da Silva (Eliene Pitaguary), e a Profa. Eliene Alves de Aquino.

Minicurso 4 – Probabilidade e Estatística à luz da BNCC nos Anos Iniciais, teve como intuito apresentar a unidade temática de Probabilidade e Estatística da BNCC, destacando as habilidades previstas para o Ensino Fundamental nos Anos Iniciais (2º ano). Foram abordadas estratégias pedagógicas, exemplos práticos e atividades interativas que auxiliam os professores a integrar conceitos de coleta, organização, análise de dados e probabilidade no cotidiano escolar. A oficina aconteceu por meio dos membros dom G-TERCOA, o Prof. Me. Antonio Marcos Justino Matias, a Profa. Ma. Renata Sorah de Sousa e Silva e a Profa. Ma. Gabriela de Aguiar Carvalho.

Minicurso 5 – Álgebra: uma vivência fedathiana, permitiu que todos os participantes compreendessem as estruturas básicas que compõem a unidade temática Álgebra a partir de uma vivência questionadora e investigativa com base na postura do professor em realizar tais ações com vistas a aprendizagens mais significativas aos alunos. Na ocasião foram trabalhados: A compreensão sobre o conceito de álgebra, os desafios aos professores na abordagem da Álgebra com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EF e práticas de mediação sobre a construção do pensamento algébrico com alunos dos Anos Inicias do EF. O minicurso aconteceu pela atuação dos membros do G-TERCOA, Prof. Dr. Antônio Marcelo Araújo Bezerra e a Profa. Elane Araújo Nogueira.

Minicurso 6 – Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de dados (SF MAD), teve como objetivo apresentar a Sequência Fedathi como uma metodologia para a análise de dados, destacando seu potencial a ser utilizado por pesquisadores em seus estudos. Foram exploradas as subfases dessa metodologia, a saber: Curadoria, Minúcia, Apresentação e Interpretação, relacionadas com as fases da metodologia de ensino Sequência Fedathi: Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. Ao longo do minicurso, foi demonstrada com essa metodologia pode contribuir para a interpretação e análise dos dados da pesquisa. O curso aconteceu sob os cuidados dos membros do G-TERCOA, Profa. Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, a Profa. Ma. Eliziete Nascimento de Menezes, a Profa. Ma. Felismina de Sousa Neta, a Profa. Ma. Italândia Ferreira de Azevedo e a Profa. Dra. Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques.

Minicurso 7 – Avaliação da Aprendizagem na perspectiva da Cultura Maker, abordou a integração dos processos de avaliação ao contexto da cultura maker, com foco na reflexão sobre metodologias e práticas voltadas para a avaliação formativa. Seu principal objetivo foi repensar a avaliação, transformando-a em um processo formativo e significativo, alinhado aos princípios do “aprender fazendo”, que são a essência da cultura maker. O minicurso aconteceu por meio dos membros do G-TERCOA, o Prof. Me. Francisco Cleuton de Araújo, a Profa. Ma. Josiane Silva dos Reis e a Profa. Tânia Maria Rodrigues da Silva.

Minicurso 8 – As contribuições da metodologia de ensino SF na formação inicial e continuada de professores, apresentou a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) como uma proposta metodológica desenvolvida pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto e colaboradores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dividida em fases, a oficina apontou como isso acontece de fato: a Tomada de posição como um momento em que é apresentada aos estudantes uma situação desafiadora, ou situação-problema; a fase de Maturação, ocorre quando os alunos, a partir da situação desafiadora proposta, deverão pensar como solucionar o problema proposto, construindo hipóteses para realizar a testagem destas na terceira fase; a Solução consiste na apresentação dos caminhos seguidos que levaram à resposta, os alunos deverão apresentar suas respostas sem medo de errar, pois na SF o erro é valorizado, por tratar-se de uma forma de raciocínio do aluno; e por último, a fase de Prova, momento em que o professor deverá validar a resposta correta, o chamado gabarito da questão ou situação desafiadora apresentada anteriormente. O minicurso esteve sob os cuidados dos membros do G-TERCOA, o Prof. Me. Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva, o Prof. Me. Fredson Rodrigues Soares e a Profa. Margarida Teixeira de Castro.

Encerrados os minicursos, de volta ao auditório Valnir Chagas (UFC), seriam iniciados os trabalhos da tarde.

Foi aberta, portanto, a segunda mesa temática intitulada Elos entre o Currículo e a Avaliação no campo da Educação Matemática, em que participaram o Prof. Dr. Rodolfo Sena da Penha, o Prof. Dr. Wendel Melo Andrade (vice-líder do G-TERCOA/CNPq) e a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (líder do G-TERCOA/CNPQ), sob a mediação da Profa. Eliene Alves de Aquino.

A Profa. Maria José destacou a importância de repensarmos o currículo em prol de uma aprendizagem significativa e destacou o conceito da Insubordinação Criativa (IC), associado aos princípios de equidade, respeito, ética e cuidado com o outro. Já o Prof. Wendel abordou o que envolve o ato de avaliar e apresentou autores relevantes para tratar dessa temática. O Prof. Rodolfo apresentou dados quantitativos sobre como estão os resultados da aprendizagem no Ceará, a partir de avaliações de larga escala e como isso nos afeta enquanto professores e pesquisadores.

Em seguida, houve a apresentação musical da Profa. Dra. Ana Cléria Rocha, professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o pianista Flavio Souza. Foi espetacular!!!

Após a apresentação cultural, aconteceu o ponto alto do evento, o lançamento dos e-books da Coleção G-TERCOA 10 Anos. Os artigos para compor os e-books foram elaborados em conjunto com os membros do grupo, a partir de um trabalho colaborativo, tendo artigos alinhados a temáticas oriundas das ações realizadas pelo G-TERCOA/CNPq/UFC.Para esse momento singular, foi chamada a líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, e o vice-líder do Grupo G-TERCOA, o Prof. Dr. Wendel Melo Andrade.

O G-TERCOA/CNPq agradeceu a presença de todos, os palestrantes e organizadores que tornaram possível o evento, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-Ce), Prefeitura de Fortaleza (SME), Universidade Federal do Ceará (UFC), Laboratório MultiMeios (MM/UFC).

Informamos que a transmissão está gravada no canal do G-TERCOA/UFC no YouTube (YT).

Fonte: Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC)

 

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