ESCOLA DIFERENCIADA INDÍGENA CHUÍ CONQUISTA O SELO ESCOLA SUSTENTÁVEL 2025 COM PARTICIPAÇÃO DO G-TERCOA/CNPq-UFC
Data da publicação: 11 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasÉ com grande satisfação que o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq – UFC) celebra a conquista do Selo Escola Sustentável 2025 pela Escola Diferenciada Indígena Chuí, localizada em Maracanaú. A certificação foi instituída pela Lei Estadual nº 16.290/2017 e concedida pela Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).
Ao longo de todo o ano letivo de 2025, a escola desenvolveu ações contínuas de conscientização ambiental, ecologia humana e valorização do território ancestral do Povo Pitaguary. O trabalho coletivo resultou na expressiva pontuação de 810 pontos, garantindo o 1º lugar geral no ranking da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 1 (CREDE 1).
O G-TERCOA participou ativamente desse processo por meio da atuação da Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos e da doutoranda Profa. Me. Maria Eliene Magalhães da Silva Alves (Jacyra Pitaguary). Entre as ações conjuntas, destacam-se a gravação de podcast na Rádio Chuí (Sala Google), participação no minidocumentário Pitaguary e produção de registros para o blog da escola. Esta é a segunda certificação obtida com apoio direto do grupo, a primeira foi o Selo Escola Antirracista 2025, já divulgado em nossos canais.
O protagonismo estudantil indígena e o comprometimento dos profissionais da Escola Indígena Chuí foram fundamentais para essa conquista. Reconhecemos, especialmente, o trabalho da equipe gestora e docente:
João Paulo da Silva Lima (Cacique Kauãn Pitaguary) – Diretor
Kelvyn Gonçalves – Coordenador
Professores Francisco Emanuel Roque e Francisca Andreliza da Costa
Carlos Alencar – historiador e parceiro da instituição
No dia 5 de dezembro de 2025, em cerimônia solene foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, apenas 19 escolas de todo o Estado receberam o Selo Escola Sustentável, e a Escola Indígena Chuí figurou entre elas, reafirmando seu compromisso com práticas educativas ambientalmente responsáveis e culturalmente significativas.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o G-TERCOA reafirmam seu compromisso em apoiar e contribuir com iniciativas desse âmbito. A certificação representa um marco histórico ao valorizar o patrimônio indígena Pitaguary evidenciando o empenho de um povo que preserva e honra suas raízes ancestrais.

Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC).
