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Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

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DEFESA DE MESTRADO DESTACA A ARTICULAÇÃO ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI, A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O LETRAMENTO MATEMÁTICO

Data da publicação: 25 de agosto de 2025 Categoria: 2025, Notícias Tags: , , , , , ,

No dia 25 de agosto de 2025, a mestranda Tânia Maria Rodrigues da Silva defendeu sua dissertação intitulada “Metodologia Sequência Fedathi e o Letramento Matemático: explorando a Divulgação Científica em eventos de Matemática”, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPER, da Faculdade de Educação (FACED/UFC).

A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC), analisou o potencial da articulação entre a Sequência Fedathi (SF), a Divulgação Científica (DC) e o Letramento Matemático (LM) como uma abordagem pedagógica integrada para o ensino da Matemática, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O estudo culminou na elaboração de um catálogo de eventos que reúne experiências de divulgação científica da Sequência Fedathi, concebido como produto educacional para apoiar professores e pesquisadores na disseminação e vivência dessa metodologia.

A banca avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha (orientadora), pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos Soares (coorientadora), pela Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago (IFCE – examinadora interna) e pela Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata (UFC – examinadora externa).

O Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) parabeniza a discente pela relevante contribuição à área de Ensino de Ciências e Matemática, reforçando o compromisso com práticas investigativas e inovadoras que unem pesquisa acadêmica e formação docente.

 

 

 

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