Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

DEFESA DE MESTRADO DE PAULO RUBENS MENDES MONTEIRO DESTACA CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE FRAÇÕES

Data da publicação: 29 de agosto de 2025 Categoria: 2025, Notícias Tags: , , , , , , , ,

O Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) registra a realização da defesa de dissertação de mestrado do discente Paulo Rubens Mendes Monteiro, ocorrida no último 29 de agosto de 2025, às 10h, no Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPER) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC).

Com o título “CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI AO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, a dissertação apresentou um estudo voltado às dificuldades no ensino-aprendizagem dos números racionais fracionários, em especial nas operações de multiplicação e divisão.

A pesquisa, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos pressupostos da Sequência Fedathi (SF), demonstrou como essa metodologia pode contribuir para superar práticas tradicionais ainda marcadas pelo ensino mecânico e descontextualizado. O trabalho contou com a vivência de uma Sessão Didática (SD) junto a professores de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental e utilizou a Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados (SFMAD) para a interpretação dos resultados.

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos (UFC- Orientador), Maria José Costa dos Santos (Coorientadora-UFC), Solonildo Almeida da Silva (Examinador Externo à Instituição- IFCE), Prof. Dr. Antônio Marcelo Araújo Bezerra (Examinador Interno- UFC) e Profa. Dra. Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião (Examinadora Externa – SME – Fortaleza).

O G-TERCOA/CNPq-UFC parabeniza o novo mestre pela relevante contribuição ao campo do Ensino de Ciências e Matemática, reafirmando o compromisso do grupo com a produção científica e com a valorização de práticas pedagógicas inovadoras.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo