CARTA DE AGRADECIMENTO DA LÍDER DO GRUPO G-TERCOA/CNPq/UFC AOS SEUS MEMBROS
Data da publicação: 31 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasEu, professora Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, líder
do grupo G-TERCOA/CNPq/UFC,
agradeço a todos os membros pelas inovações, ações, produções, eventos, aprovações em mestrados, doutorados, concursos, colação de grau, defesas de TCC, dissertações e teses, pós-doutoramentos, artigos publicados, lançamentos de livros e e-books, capítulos de livros entre outras atividades também valorosas de alta contribuição acadêmica e social.
Assim, é com profundo carinho, respeito e reconhecimento que dirijo estas palavras a cada integrante do G-TERCOA, um grupo que contribui fortemente para a ciência com compromisso, sensibilidade, inovação e “insubordinação criativa”.
Agradeço pelo diálogo acadêmico e social, pela dedicação, rigor e zelo pela pesquisa.
O G-TERCOA é exemplo de cooperação e colaboração. É um ambiente em que a inclusão não é apenas um princípio, mas uma prática cotidiana. Mais do que um grupo de pesquisa e estudo, é um espaço de amizades forjadas no apoio mútuo e de crescimento coletivo, em que a conquista de um é de todos.
Na integração entre pesquisa, ensino e extensão, o grupo reafirma seu papel social por meio das formações e das práticas inovadoras, formando pessoas, ideias e futuros.
A educação aqui ganha rima e sentido:
entre calor, amizade, estudos e confraternização,
nasce o saber que transforma e humaniza a formação.
Que este caminho siga sendo trilhado com entusiasmo, ética, criatividade e união. Que novas conquistas venham, fomentadas pelo espírito de grupo que faz do G-TERCOA uma referência acadêmica e humana.
O G-TERCOA é feito de encontros:
de ideias que se cruzam,
de mãos que constroem juntas,
de vozes diversas que encontram espaço, escuta e respeito.
Essas realizações evidenciam o compromisso do G-TERCOA com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio fundamental da universidade pública, alicerçado na inovação.
Além dos resultados técnicos, pedagógicos e científicos, o G-TERCOA consolida-se como um espaço de formação integral, por meio do qual emergem relações de respeito, amizade e trabalho coletivo-colaborativo, contribuindo, principalmente, para uma educação crítica, ética e socialmente referenciada.
Registro, assim, meu reconhecimento e agradecimento a todos os membros do grupo, cuja dedicação fomenta a ciência, qualifica a formação acadêmica e amplia o impacto social do conhecimento produzido da academia aos espaços socioculturais.
Que em 2026 possamos ser mais e melhor!

Sintam-se fortemente abraçados por mim, Profa. Mazzé Santos!
Fortaleza, 31 de dezembro de 2025.
Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC).
