Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

Sobre o G-TERCOA

O Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), fundado no ano de 2014 na Universidade Federal do Ceará (UFC), e registrado no CNPq desde o ano de 2015, é um grupo de estudos e pesquisas com um olhar interdisciplinar na formação do pedagogo direcionando os estudos ao ensino da Matemática com foco no tripé da Universidade: pesquisa, ensino e extensão.

O grupo reúne pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e professores da Rede Básica e da Educação Superior. Desta forma, tem realizado diversos eventos, seminários, oficinas e encontros, estaduais e interestaduais, de grande importância para a formação inicial  e continuada dos alunos da Pedagogia e da Matemática.

 

 

 

INTEGRANTES

 

  • COORDENADORA

Profª. Dra. Maria José Costa dos Santos – (http://lattes.cnpq.br/3144508981197442)

  • VICE-COORDENADOR

Profº. Dr. Wendel Melo Andrade – (http://lattes.cnpq.br/2339284655582088)

PESQUISADORES

ESTUDANTES


Grupos de Estudos

O  G-Tercoa, objetiva apresentar seus estudos e produções científicas na área da educação, com eixo fundante na Educação Matemática, com foco nas subáreas de pesquisa que envolvem: currículo, avaliação, ensino e aprendizagem, metodologias, teorias,  epistemologia,  tecnologias digitais, informática educativa e a formação do professor que leciona matemática, na perspectiva de estabelecer a relação da pós-graduação com a graduação, de forma mais efetiva, vinculando as pesquisas científicas com as ações de extensão.

Almeja ainda, descrever e contribuir para a redução de desafios existentes nos processos de ensino e de aprendizagem, a fim de examinar suas implicações e propor ações de cunho inovador, a partir de práticas pedagógicas criativas com o uso de metodologias de ensino e de recursos tecnológicos digitais, buscando alinhar tais ações às reflexões críticas sobre uma educação de qualidade pautada na cidadania, na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade.

 

FOTOS: 

Registro dos momentos de estudos em nossa sala.

Sala Gtercoa – NUPER

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo