OFICINA NO 7º ANO PROMOVE DIÁLOGO ENTRE SABERES NO TERRITÓRIO PITAGUARY
Data da publicação: 3 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasO Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq – UFC) realizou, no dia 2 de dezembro de 2025, a oficina “Origami: interculturalidade e Matemática no 7º ano”, desenvolvida na Sala Google Cacique Kauã Pitaguary, da Escola Indígena Chuí, situada no território Pitaguary, no município de Maracanaú- CE.
A atividade foi mediada pelo Prof. Me. Arnaldo Dias e contou com a participação dos docentes Profa. Me. Maria Eliene Magalhães da Silva Alves (Jacyra Pitaguary), Prof. Dr. Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Profa. Me. Eliene Alves de Aquino e Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos.
A iniciativa integra as ações formativas do G-TERCOA, reafirmando seu compromisso com a inovação pedagógica, a interculturalidade e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e as comunidades indígenas.
Durante a oficina, estudantes do 7º ano da Escola Indígena Chuí tiveram a oportunidade de explorar conceitos matemáticos por meio da arte do origami, de maneira contextualizada à cultura local e a diferentes campos do conhecimento, favorecendo uma experiência interdisciplinar e culturalmente situada. Favorecendo o diálogo com a Matemática presente em diferentes culturas, especialmente no contexto indígena. Foram abordados os temas transversais interculturalidade e meio ambiente.
A ação destaca a importância de práticas educativas que valorizam os saberes tradicionais e aproximam a Matemática de vivências cotidianas, promovendo aprendizagens culturalmente relevantes.

Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq – UFC).
