Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

RODA DE CONVERSA REÚNE PESQUISADORES PARA DISCUTIR A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO (TO) NO IFCE

Data da publicação: 15 de novembro de 2025 Categoria: 2025, Notícias Tags: , , , , ,

Na tarde do dia 13 de novembro de 2025, o G-TERCOA/CNPq participou de um importante momento formativo durante a Roda de Conversa “Uma tentativa de sinóptico da Teoria da Objetivação”, ministrada pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (UFC). O encontro integrou as atividades da Pós-Graduação do RENOEN, pólo IFCE- Fortaleza e contou com a mediação da Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago (IFCE), além da participação especial do Prof. Dr. Carlos Neto (SME- Fortaleza), que contribuiu com reflexões complementares sobre o tema.

A sessão, realizada na Sala da Pós-Graduação do RENOEN- IFCE às 17h, reuniu docentes, pós-graduandos e pesquisadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Teoria da Objetivação (TO), perspectiva teórica desenvolvida por Luís Radford (2021) e amplamente discutida na Educação Matemática contemporânea.

A Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos apresentou os fundamentos sobre a TO, destacando que esta teoria compreende a aprendizagem como um processo sócio-histórico-cultural, coletivo, orientado pelo labor conjunto e pela ética comunitária. A fundamentação da TO dialoga com diferentes matrizes teóricas, entre elas: o materialismo dialético e as discussões de Hegel e Marx, a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e os princípios emancipatórios da educação freireana.

Durante a aula, a pesquisadora explicou que, para a Teoria da Objetivação, o saber e o conhecimento são transformados na relação entre o ser e o vir a ser, num movimento que vai do abstrato ao concreto, caracterizando o ensinoaprendizagem como um processo indissociável do entrelace da subjetivação e objetivação,   partindo de práticas de posturas éticas e críticas. A ênfase recai sobre o papel da cultura, da atividade humana e das interações coletivas como elementos centrais para que o estudante se aproprie verdadeiramente dos conhecimentos matemáticos.

A participação do Prof. Dr. Carlos Neto ampliou o debate ao relacionar a TO com práticas pedagógicas investigativas-colaborativas, reforçando a importância de metodologias que promovam a reflexão, o protagonismo estudantil e a tomada de consciência.

A convidada, que é pós-doutora pelo PROPED/UERJ, professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação PPGE (UFC), ENCIMA (UFC) e RENOEN (UFC) e é líder o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC), é responsável por diversas iniciativas de formação docente, apoiadas na tríade ensino, pesquisa e extensão.

O encontro foi marcado pela participação da comunidade acadêmica e reafirmou o compromisso do G-TERCOA com a ampliação de espaços de estudo, diálogo e fortalecimento teórico-metodológico na área da Educação Matemática.

Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA CNPq- UFC).

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo