Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

G-TERCOA DESTACA PRESENÇA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO IV CEMACYC 2025, NA REPÚBLICA DOMINICANA

Data da publicação: 13 de novembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, Notícias Tags: , , , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC) marcou presença no IV Congresso de Educação Matemática da América Central e do Caribe (IV CEMACYC), realizado de 2 a 7 de novembro de 2025, na Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (PUCMM), em Santo Domingo, República Dominicana. O evento, promovido pela Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe (REDUMATE), reuniu educadores e pesquisadores de mais de 25 países, fortalecendo o diálogo sobre inovação e diversidade na Educação Matemática contemporânea.

Representaram o grupo a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (líder do G-TERCOA/CNPq–UFC), o Prof. Dr. Gilberto Santos Cerqueira, o Prof. Dr. José Gerardo Vasconcelos (coordenador do PPGE/UFC) o Prof. Me.Raimundo Nonato Barbosa Cavalcante e a Profa. Me. Vladiana Costa dos Santos, que apresentaram trabalhos em diferentes eixos temáticos, demonstrando a amplitude e a relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo.

 Trabalhos apresentados pelo G-TERCOA/CNPq–UFC no IV CEMACYC 2025:

A Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: o pedagogo sabe?

Autoria: Maria José Costa dos Santos ,  Vladiana Costa dos Santos e Gilberto Santos Cerqueira (UFC, Brasil).

Eixo temático: Formação inicial de professores.

 

Etnomatemática e etnociências: reflexões sobre a formação de professores e discentes indígenas no âmbito da III Escola de Verão do G-TERCOA/CNPq

Autores: Maria Eliene Magalhães da Silva Alves, José Gerardo Vasconcelos e Maria José Costa dos Santos (UFC, Brasil).

Eixo temático: Dimensões culturais, políticas, econômicas e ambientais.

 

GeoGebra e a Teoria das Situações Didáticas no Ensino de Números Figurais: uma proposta para o Ensino Médio

Autores: Arnaldo Dias Ferreira, Antônio Marcos Justino Matias, Renata Sorah de Sousa e Silva, Maria José Costa dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves e Solonildo Almeida da Silva (UFC, Brasil).

Eixo temático: Resolução de problemas e modelização em Educação Matemática.

Avaliação de larga escala e seus impactos no ensino de Matemática em Fortaleza: uma análise crítica ao Saeb Anos Iniciais

Autores: Renata Sorah de Sousa e Silva, Marcília Cavalcante Viana, Antonio Marcos Justino Matias, Maria José Costa dos Santos e Solonildo Almeida da Silva (UFC, Brasil).

Eixo temático: Currículo e avaliação.

 

Modelado matemático y tecnologías digitales: enseñanza de áreas triangulares basadas en los supuestos metodológicos de la Secuencia Fedathi

Autores: Raimundo Nonato Barbosa Cavalcante, Joalisson Rego Pavão, Rosângela Maria Albuquerque, José Gleison Alves da Silva, Maria José Costa dos Santos e Jorge Carvalho Brandão (UFC, Brasil).

Eixo temático: Uso de tecnologias digitais na Educação Matemática.

 

Explorando o Tangram à luz da Teoria da Objetivação: uma vivência inclusiva em Matemática

Autores: Felismina de Sousa Neta, Margarida Teixeira de Castro, Liane Garcia Pinheiro Lemos, Samara Sales Frazão, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião e Maria José Costa dos Santos (UFC, Brasil).

Eixo temático: Educação Matemática Inclusiva.

 

A participação do grupo no IV CEMACYC 2025 destaca sua inserção internacional e o reconhecimento da produção científica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

A professora Maria José Costa dos Santos, destaca “ foram momentos de muitos aprendizados e oportunidade de divulgação das pesquisas do grupo, bem como, de estabelecer intercâmbios internacionais com pesquisadores de países diversos.  Parabenizo a todos e reforço a importância da pesquisa colaborativa”.  

 

Fonte: Equipe de Comunicação do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq–UFC).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo