INTEGRANTE DO G-TERCOA DEFENDE TESE DE DOUTORADO SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Data da publicação: 3 de outubro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasO Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) tem a satisfação de divulgar a defesa de tese de doutorado do pesquisador Roberto da Rocha Miranda, integrante do grupo e professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC). A defesa ocorreu no dia 03 de outubro de 2025, às 14h, na Sala de Seminário 1 do NUPER, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC).
Intitulada “O professor e o processo de ensino-aprendizagem de Geometria para estudantes com deficiência visual nos Anos Iniciais: contribuições da Teoria Van Hieliana, Sequência Fedathi e Desenho Universal Pedagógico”, a tese apresenta uma importante contribuição para o campo da Educação Matemática Inclusiva ao articular três referenciais teórico-metodológicos o modelo de Van Hiele, a metodologia de ensino Sequência Fedathi e o Desenho Universal Pedagógico na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Geometria a estudantes com deficiência visual.
Os resultados evidenciam que o entrelaçamento entre as teorias promove avanços na autonomia e aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, além de contribuir com a prática pedagógica dos professores. A investigação destacou, ainda, desafios relacionados à falta de recursos didáticos acessíveis, à formação docente e às barreiras arquitetônicas e atitudinais.
A banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (UFC) (orientadora); Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes (UECE); Prof. Dr. Jorge Carvalho Brandão (UFC); Prof. Dr. Antônio Marcelo Araújo Bezerra (UFC) (coorientador); Prof. Dr. Cleidivan Alves dos Santos (UFDPar) e Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva (IFCE).
Com esta defesa, Roberto da Rocha Miranda conclui o Doutorado em Ensino, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática no âmbito do Programa Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Pólo UFC, reafirmando o compromisso do G-TERCOA/CNPq- UFC com a pesquisa de excelência e a promoção de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras.