Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

GEOMETRIA DE LAZARE CARNOT: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Data da publicação: 24 de setembro de 2025 Categoria: 2025, Eventos, Notícias Tags: , , , , , , , ,

O Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC) realizou, no dia 22 de setembro de 2025, no Auditório Paulo Freire da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) uma formação acadêmica que abordou o tema “Geometria de Lazare Carnot: conhecimento especializado do professor que ensina matemática”.

A atividade foi conduzida pelo autor o Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves (IFRN), com a colaboração de suas orientandas de mestrado do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) as professoras Jovanira Santos Tavares de Albuquerque e Janieli da Silva Souza, que enriqueceram a discussão sobre as potencialidades da obra de Lazare Carnot para o ensino da Matemática na Educação Básica.

O encontro teve como base o livro “A Geometria de Lazare Carnot e suas potencialidades para o ensino na Educação Básica”, de autoria do Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves e do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. Durante a formação, foram discutidas as contribuições do pensamento geométrico de Carnot para a prática pedagógica e para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática, em consonância com as demandas do contexto educacional, a partir de uma reflexão sobre o saber e o fazer docente.

O G-TERCOA/CNPq- UFC  destaca seu compromisso em promover espaços de reflexão e diálogo sobre o ensino de matemática, incentivando a produção acadêmica e a formação continuada de professores.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo