Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

RIPEDES LANÇA SEU VOLUME 1: UM NOVO ESPAÇO PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO DE SABERES

Data da publicação: 31 de julho de 2025 Categoria: 2025, Notícias, RIPEDES Tags: , , , , , ,

O Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/FACED/UFC) lançou oficialmente, neste mês de julho, o Volume 1 da Revista para a Inovação Pedagógica: Educação, Docência, Experiências e Saberes (RIPEDES), marcando o início de uma nova fase para a publicação, que chega à sua 2ª geração.

Criada inicialmente no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA/UFC), a revista nasceu com o propósito de ampliar o diálogo sobre a formação docente, compreendendo-a como um processo permanente que se inicia nas experiências acadêmicas ainda na graduação e se estende à formação continuada ao longo da carreira.

Nesta nova etapa, a RIPEDES se fortalece como um espaço de socialização de perspectivas teóricas e práticas, reunindo discussões sobre currículo, avaliação, metodologias inovadoras, teorias educacionais, tecnologias digitais, políticas públicas e processos de ensino e aprendizagem. A revista busca fomentar a leitura, a pesquisa, a reflexão e a disseminação de boas práticas, incentivando uma aprendizagem transformadora tanto para docentes quanto para discentes.

O Volume 1, Número 1 (2025) já está disponível no portal da revista e pode ser acessado gratuitamente. “A RIPEDES surge como um instrumento de diálogo e inovação, permitindo que professores e pesquisadores compartilhem saberes que transformam a educação dentro e fora da sala de aula”, destaca a equipe editorial.

Acesse a nova edição: https://sistemas.gtercoa.ufc.br/revista/index.php/ripedes

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo