SEMINÁRIO “CRIATIVIDADE NA MATEMÁTICA” REÚNE PROFESSORES, ESTUDANTES E PESQUISADORES NA FACED/UFC PARA DISCUTIR METODOLOGIAS INOVADORAS
Data da publicação: 24 de julho de 2025 Categoria: 2025, Eventos, NotíciasNo dia 23 de julho de 2025, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) sediou o Seminário Criatividade na Matemática, realizado no Auditório Paulo Freire. O evento reuniu professores, estudantes e pesquisadores para debater novas possibilidades e práticas inovadoras para o ensino da Matemática.
Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC), o seminário teve início com uma apresentação da professora da rede municipal de Fortaleza Francisca Eliane Gomes de Sousa, carinhosamente conhecida como Tia Eli das Histórias, que declamou um poema ressaltando a importância do professor na construção de uma educação transformadora.
Com programação das 14h às 18h, o evento contou com a presença do vice-diretor da FACED, Prof. Dr. Alexandre Santiago, e integrou as atividades da disciplina Currículo, Avaliação e Criatividade na Matemática do Ensino Fundamental, ministrada pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos, líder do grupo G-TERCOA/CNPq- UFC.
As palestras foram conduzidas pelas graduandas em Pedagogia Beatriz de Souza Araujo, Francisca Vitoria Braga de Araujo, Maria Nicole Queiroz Costa, Vitoria Tavares Santana e Wendy Lima de Aguiar, que compartilharam experiências e reflexões sobre metodologias criativas, destacando estratégias que favorecem um aprendizado mais contextualizado e socialmente significado para o ensino de Matemática.
O seminário foi marcado pelo diálogo e partilha de saberes, reafirmando a criatividade como um elemento importante para a construção de práticas pedagógicas transformadoras, capazes de tornar o ensino de matemática mais inclusivo e contextualizado.
O G-TERCOA/CNPq-UFC agradece a presença de todos os participantes, palestrantes e colaboradores que contribuíram para o sucesso deste evento, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação matemática criativa e transformadora.