Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

G-TERCOA/CNPq-UFC REALIZA “ESQUENTA” PARA O ENEM 2025 E CELEBRA AMPLA PARTICIPAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES NO MAIOR EVENTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Data da publicação: 12 de julho de 2025 Categoria: 2025, Eventos, Notícias Tags: , , , , , ,

O Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq-UFC), fundado em 2014 na Universidade Federal do Ceará (UFC) e registrado no CNPq desde 2015, realizou no dia 11 de julho de 2025 o tradicional “Esquenta G-TERCOA/CNPq-UFC”, um momento formativo de preparação para os integrantes que participarão do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) — considerado o mais importante evento da área no Brasil.

O Esquenta foi coordenado pelo professor Dr. Wendel Melo Andrade, vice-líder do G-TERCOA/CNPq-UFC, e ofereceu orientações valiosas para as apresentações. Esse encontro reforçou o compromisso do grupo com a excelência acadêmica, a formação colaborativa e o fortalecimento das redes de aprendizagem.

Neste ano, o ENEM 2025 ocorrerá entre os dias 28 de julho a 1º de agosto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM), reunindo professores da Educação Básica, licenciandos, pós-graduandos, docentes do ensino superior e pesquisadores de todo o Brasil.

Com diversos trabalhos aprovados, o G-TERCOA/CNPq-UFC terá uma significativa representação no evento, reafirmando seu papel de destaque na produção de conhecimento na área da Educação Matemática. Abaixo, listamos os trabalhos aprovados com os nomes de todos os autores:

1- Geometria Espacial na prática com acadêmicos de Pedagogia: um relato de experiência

Autores :Fredson Rodrigues Soares, Eliene Alves de Aquino, Glessiane Coeli Freitas Batista Prata, Wendel Melo Andrade e Cleidivan Alves.

 2- Ensino de áreas irregulares com aporte do teorema de Pick: um relato de experiência no 3º ano do Ensino Médio

Autores: João Victor de Freitas Fonteles, José Rian de  Lima Teles, Italândia Ferreira de Azevedo, Rosângela Maria Albuquerque e Maria José Costa dos Santos.

3- Matemática, Cultura e Educação: relato de experiência com as rendas de bilros

Autores :Liane Garcia Pinheiro Lemos, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Felismina de Sousa Neta, Samara Sales Frazão e Antônio Marcelo Araújo Bezerra.

4- Explorando padrões matemáticos nas Tranças Africanas: uma oficina no Ensino Médio

Autores: Lisandra Mayara Paulino dos Santos, Italândia Ferreira de Azevedo, José Rian de Lima Teles e Alair Rodrigues da Silva.

5- Área e Perímetro: uso do software GeoGebra e da Sequência Fedathi nos Anos Iniciais

Autores: Tiago dos Santos Salgado, Fredson Rodrigues Soares, Antonio Marcos Justino Matias, Eliene Alves de Aquino e Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.

6-Contribuições do Grupo Tecendo Redes Cognitivas na Formação de Professores que lecionam Matemática

Autores: Antonio Marcos Justino Matias, Renata Sorah de Sousa e Silva, Glessiane Coeli Freitas Batista Prata, Solonildo Almeida da Silva e Maria José Costa dos Santos.

7-As Propriedades da Igualdade: compreensões pela Modelagem Matemática em Labor conjunto

Autores: Italandia Ferreira de Azevedo, Ana Paula Rodrigues Alves Santos, Lisandra Mayara Paulino dos Santos, Francisco José Alves de Aquino e Maria José Costa dos Santos.

8- Oficina de Pipas: uma construção do saber geométrico

Autores: Alair Rodrigues da Silva, Marcília Cavalcante Viana, Roberto da Rocha Miranda e Maria José Costa dos Santos.

9- A formação do professor de matemática a partir dos pressupostos da Sequência Fedathi

Autores: Antônio Marcelo Araújo Bezerra, Glessiane Coeli Freitas Batista Prata, Wendel Melo de Andrade, Eliene Alves de Aquino e Maria José Costa dos Santos.

10- Tempo de caju: uma sessão didática fedathiana para o ensino das estruturas aditivas no segundo ano do Ensino Fundamental

Autores: Samara Sales Frazão, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Felismina de Sousa Neta, Margarida Teixeira de Castro e Maria José Costa dos Santos.

11-A influência das avaliações em larga escala no planejamento do ensino da matemática: o papel dos professores

Autores: Antônio Marcelo Araújo Bezerra, Samara Sales Frazão, Wendel Melo de Andrade, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião e Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.

12- A Geometria dos Pentaminós: criatividade e aprendizagem em sala de aula

Autores: Ana Paula Rodrigues Alves Santos, Italandia Ferreira de Azevedo, Samara Sales Frazão e Antônio Marcos Justino Matias.

13- Aprendizagem significativa de probabilidade e estatística em uma abordagem Fedathi: uma experiência com estudantes do 5º ano

Autores: Tânia Maria Rodrigues da Silva, Elane Araújo Nogueira, Paulo Rubens e Margarida Teixeira de Castro.

14-Semana Cultural Tapeba: saberes ancestrais e saúde na perspectiva etnomatemática

Autores: Roberto da Rocha Miranda, Marcília Cavalcante Viana, Alair Rodrigues da Silva, José Rian de Lima Teles e Maria José Costa dos Santos.

15- Prática Colaborativa e Publicações Científicas no G-TERCOA: Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores: Camila Raquel Câmara Lima, Francisco Cleuton de Araújo, Josiane Silva dos Reis e Maria José Costa dos Santos.

16-Vender ou revender? Explorando a Educação Financeira por meio da Modelagem Matemática

Autores: Josiane Silva dos Reis, Francisco Cleuton de Araújo, Camila Raquel Câmara Lima, Francisco Edisom Eugênio de Sousa e Jorge Carvalho Brandão.

A diversidade dos temas e abordagens revela o compromisso do G-TERCOA/CNPq-UFC com a interdisciplinaridade, inclusão, inovação pedagógica e com o compromisso social no ensino da Matemática. A participação expressiva no ENEM 2025 é motivo de orgulho coletivo e evidencia a força do grupo como espaço de formação crítica e reflexiva, pesquisa e transformação educacional.

Parabéns a todos os integrantes do G-TERCOA/CNPq-UFC pelos trabalhos aprovados! Desejamos um evento repleto de trocas formativas e reflexões transformadoras para seguirmos tecendo redes de saberes e aprendizagens.

G-TERCOA/CNPq-UFC – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM CIÊNCIA, CULTURA, COLABORAÇÃO E COMPROMISSO.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo