DEFESA DE MESTRADO DESTACA CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Data da publicação: 19 de junho de 2025 Categoria: 2025, NotíciasO Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA/CNPq-UFC) tem a satisfação de divulgar a defesa de dissertação de Mestrado da professora Marcília Cavalcante Viana, integrante do grupo e docente da Rede Municipal de Fortaleza. A defesa ocorreu no dia 18 de junho de 2025, às 14h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC), na sala Seminário 3 do prédio NUPER.
A dissertação, intitulada “BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PRÁTICAS FEDATHIANAS E LETRAMENTO MATEMÁTICO: PROPOSTA REFLEXIVA SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS”, é resultado de sua pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria José Costa dos Santos Soares e coorientação da Prof.ª Dr.ª Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.
O estudo investiga as dificuldades enfrentadas por professores pedagogos do 2º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento do Letramento Matemático, segundo os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como produto educacional, Marcília apresenta um e-book elaborado a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Sequência Fedathi (SF), com cinco Sessões Didáticas (SD) que dialogam com as unidades temáticas da BNCC — Números, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria e Probabilidade e Estatística — contribuindo para o desenvolvimento do Letramento Matemático.
A banca avaliadora foi composta pelos professores: Prof.ª Dr.ª Maria José Costa dos Santos Soares (UFC) – Orientadora, Prof.ª Dr.ª Glessiane Coeli Freitas Batista Prata (UFC) – Coorientadora, Prof.ª Dr.ª Silvany Bastos Santiago (IFCE) – Examinadora interna, Prof. Dr. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves (IFRN) – Examinador externo.
A defesa de Marcília reafirma o compromisso do GTERCOA-CNPq/UFC com a formação crítica e transformadora de professores, fortalecendo os pilares da pesquisa, do ensino e da extensão, e contribuindo com as práticas pedagógicas voltadas ao ensino de matemática nos Anos Iniciais. O GTERCOA-CNPq/UFC parabeniza Marcília por sua trajetória acadêmica e pela contribuição ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais, desejando que seus estudos inspirem novas práticas e pesquisas voltadas à formação docente de qualidade.