Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

XIII DIMA – 2024


G-TERCOA PROMOVE A XIII EDIÇÃO DO DIMA

É com satisfação que o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq) divulga edital, link de inscrição e templates para submissão de trabalhos da XIII edição do Diálogos da Matemática com a Pedagogia- DIMA.

O DIMA 2024 terá como tema Inclusão, diversidade, saúde mental e competências socioemocionais para a promoção de uma aprendizagem transformadora contemplando a Pedagogia e a Matemática.

A relevância do evento justifica-se pela necessidade das reflexões e discussões que serão promovidas para a formação de professores com o objetivo de possibilitar aproximação entre a Pedagogia e a Matemática, estabelecendo relações e saberes, reduzindo, assim, abismos epistemológicos e conceituais, que ainda se constituem um paradigma para ambas. Os debates conduzidos no evento serão sustentados pela referência nas recentes pesquisas no campo da Matemática e da Pedagogia, bem como o compromisso de contribuir com a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática, com saberes e práticas próprios – principalmente no contexto contemporâneo que estamos vivenciando. Configurar-se-ão como um momento também favorável à discussão de temas voltados ao currículo, à avaliação, à inovação pedagógica, à pesquisa e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O evento em questão terá uma programação diversificada e contará com: mesas redondas com palestrantes convidados (especialistas da área, sobretudo pesquisadores do cenário local, nacional e internacional), apresentações culturais, realização de web oficinas e minicursos ministrados por pesquisadores do G-TERCOA, entre outros convidados.

A realização do DIMA configura-se como momento favorável para discutir temas voltados ao currículo, à avaliação, à importância da pesquisa, ao uso das tecnologias e à formação de professor (inicial e continuada), entre outras temáticas de igual modo relevantes.

O evento é coordenado pela Líder do Grupo G-TERCOA, a Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (FACED/UFC).

Para participação no evento, haverá inscrição com ou sem apresentação de trabalhos.

As inscrições acontecerão no período de 8 de abril de 2024 até o dia 3 de maio de 2024, sendo que, para os casos de inscrições com apresentação de trabalhos, a submissão dos trabalhos deve acontecer até o dia 28 de abril de 2024.

Os trabalhos em formato de resumos simples poderão ser submetidos para os Grupos de Trabalhos (GT):

  • GT 1 – Educação Matemática
  • GT 2 – Pedagogia e Educação

Os trabalhos devem ser originais e inéditos e apresentar uma contribuição para a comunidade científica. Podem conter até três autores(as), devendo um deles ser orientador(a) com título de mestre ou doutor.

Os trabalhos devem seguir as orientações dispostas no template do evento. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: dimagtercoa@gmail.com até o dia 28 de abril de 2024, devendo ser informado no assunto do e-mail o GT a qual se destina o Resumo (GT 1 – Educação Matemática ou GT 2 – Pedagogia e Educação).

A relação dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 15 de maio de 2024 no

site no site do evento: https://gtercoa.ufc.br/pt/ .

As apresentações dos trabalhos acontecerão de forma oral, com a utilização de slide num período de tempo de 5 minutos. O template para apresentação dos trabalhos trabalhos será disponibilizado no site do evento.

Todas as apresentações acontecerão de forma on-line no dia 20 de maio de 2024 no horário das 14h às 17h, sendo transmitidas pelo canal do G-TERCOA no YouTube (www.youtube.com/gtercoa).

Cronograma do Evento:

  • LANÇAMENTO DO EDITAL: 8 de abril de 2024;
  • INSCRIÇÕES NO EVENTO: de 8 de abril a 3 de maio de 2024;
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS: de 8 de abril a 28 de abril de 2024;
  • DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS: 15 de maio de 2024;
  • 1º DIA DO EVENTO: 6 de maio de 2024;
  • 2º DIA DO EVENTO: 20 de maio de 2024.

Seguem os links para a consulta do Edital na íntegra, além de formulário de inscrição e templates para submissão de trabalhos.

Link Edital => edital-dima-final

Link Inscrição https://bit.ly/formulario_inscricao_XIII-DIMA

Link Template Resumo Simples https://bit.ly/template_resumo_simples_XIII-DIMA


No dia 06 de maio de 2024, ocorreu o primeiro dia da XIII edição do evento Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA). Neste ano, o DIMA apresenta temáticas sobre Inclusão, diversidade, saúde mental e competências socioemocionais para a promoção de uma aprendizagem transformadora contemplando a Pedagogia e a Matemática.

A programação iniciou às 14h30min com a mesa de abertura. Após esse momento, formou-se a mesa redonda composta pelo Prof. Dr. Domingos Antônio C. M. Silvio Morano (UFC) e o Prof. Dr. José Manuel Moran Costas com a mediação do Prof. Dr. Wendel Melo Andrade. A temática foi Educação e metodologias ativas.
Os professores trataram sobre o uso efetivo de metodologias ativas dentro da sala de aula para a concretização de uma aprendizagem significativa e transformadora. Enquanto o Prof. Dr. Morano destacou a sala de aula invertida, o Prof. Dr. Moran abordou sobre o impacto tecnológico que afetou o modo de viver das pessoas de modo geral e o compromisso das escolas de acompanhar essa evolução, para despertar a motivação e o desejo de aprender do alunado. Essa discussão aconteceu no formato on-line e pode ser vista no canal do G-TERCOA no YouTube (gtercoa.ufc).

Às 18h, o evento ocorreu no formato presencial, no auditório Valnir Chagas (FACED/UFC). A mesa redonda teve como temática Educação matemática: inclusão para a promoção de uma aprendizagem transformadora. A discussão contemplou o Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva, a Profa. Dra. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, o Prof. Dr. Jorge Carvalho Brandão e a Profa. Dra. Silvana Bastos Santiago. A mesa redonda foi mediada pela Profa. Dra. Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.
A pauta da mesa iniciou pela contextualização do sistema educacional brasileiro no que diz respeito à inclusão de estudantes com TEA, Down, além de surdez e cegueira. Foi discutida a questão da saúde mental dos educadores e sobre a questão de elaboração de itens que contemplem estudantes com deficiência .

As pessoas presentes participaram ativamente da discussão. Foi, de fato, um dia de muita reflexão e aprendizagem!
Aguardamos com bastante expectativa o segundo momento do DIMA que acontecerá no dia 20 de maio de 2024.

Todos, desde já, estão convidados!

XIII DIMA - DIA 06


Prorrogado o período de submissão de trabalhos para o XIII DIMA. Prazo final até o dia 1 de maio de 2024.

Segue edital de prorrogação, Clique aqui!


 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo