Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA

Área do conteúdo

X DIMA – 2021

Grupo de estudos e pesquisa G-TERCOA,  tem o prazer de convidar a tod@s para participarem do nosso evento anual, em sua 10ª edição, Diálogos da Matemática com a Pedagogia – DIMA, de modo inteiramente virtual. Sob a coordenação geral da Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos e em parceria com os membros do grupo, o X DIMA acontecerá nos dias 06 e 20 de maio de 2021.

X DIMA é direcionado para estudantes do curso de Pedagogia e do curso de licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, formadores de professores, assim como, à profissionais da Educação e tod@s que possuem interesse pela temática.

Sua relevância justifica-se pela necessidade das reflexões e discussões que serão promovidas a partir da temática: As Tecnologias Educacionais no Ensino de Matemática: entrelaços para a formação de professores à luz das metodologias ativas no contexto pandêmico, com o objetivo de possibilitar aproximação entre a Pedagogia e a Matemática, estabelecendo relações e saberes, reduzindo assim, abismos epistemológicos e conceituais, que ainda se constituem um paradigma para ambas.

Os debates conduzidos no evento serão sustentados pela referência nas recentes pesquisas no campo da Matemática e da Pedagogia, bem como o compromisso de contribuir com a formação inicial e continuada dos professores que ensinam matemática, com saberes e práticas próprios – principalmente no contexto contemporâneo que estamos vivenciando, em que a reinvenção da educação ante os desafios suscitados pelo home office e suas nuances (aulas remotas, ensino híbrido, utilização de metodologias ativas, entre outros) em face de um contexto de pandemia. Configurar-se-ão como um momento também favorável à discussão de temas voltados ao currículo, à avaliação, à pesquisa e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

evento em questão terá uma programação diversificada e contará com: mesas redondas com palestrantes convidados (especialistas da área, sobretudo pesquisadores do cenário local, nacional e internacional), apresentações culturais, realização de web oficinas e minicursos ministrados por pesquisadores do G-TERCOA, entre outros convidados.

Para realizar sua inscrição, acesso o site do evento: https://sites.google.com/view/xdimagtercoa/.

Confira a programação completa

 

Acessar Ir para o topo