G-TERCOA/CNPq-UFC MARCA PRESENÇA EM QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO NO RENOEN/IFCE
Data da publicação: 11 de setembro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasA qualificação de doutorado realizada no Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), no polo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza, no dia 11 de setembro de 2025, contou com a participação da Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (Mazzé), líder do G-TERCOA/CNPq-UFC, como membro avaliador da banca, e do Prof. Dr. Hermínio Borges Neto, idealizador da metodologia de ensino Sequência Fedathi.
O exame marcou uma etapa importante da trajetória da doutoranda Rosalide Carvalho de Sousa, professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e integrante do Núcleo de Pesquisas Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET), que apresentou a pesquisa intitulada: “A Sequência Fedathi articulada à Avaliação Formativa no ensino de Geometria Esférica: Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática.”
A pesquisa é orientada pela Profa. Dra. Caroline de Goes Sampaio (RENOEN/IFCE) e coorientada pelo Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes (UECE/RENOEN/UFC), propondo reflexões sobre a contribuição da Sequência Fedathi, aliada à avaliação formativa, no processo de formação inicial de professores de Matemática.
A banca examinadora foi composta por: Profa. Dra. Caroline de Goes Sampaio (RENOEN/IFCE), Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes (UECE – RENOEN/UFC), Profa. Dra. Ana Karine Portela Vasconcelos (RENOEN/IFCE), Prof. Dr. Hermínio Borges Neto (UFC), Profa. Dra. Maria Cleide da Silva Barroso (RENOEN/IFCE) e Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (RENOEN/UFC).
O G-TERCOA/CNPq-UFC parabeniza a Profa. Rosalide Carvalho de Sousa pelo êxito nesta etapa de sua pesquisa e destaca a relevância da qualificação, que apresenta o entrelace da Sequência Fedathi com a avaliação formativa para o ensino de Geometria Esférica.